A secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) assinou nesta quarta-feira (1º), convênio com a Help Cursos e Tecnologia (HCT), especialista em treinamento na área de óleo e gás, para implantação de cursos técnicos direcionados para engenharia, geologia e planejamento. O objetivo é dar continuidade ao programa de governo do prefeito Riverton Mussi, visando qualificação profissional da população de Macaé, e também reforçar a aproximação com a iniciativa privada desonerando os cofres públicos.
No mercado há 10 anos, a HCT possui um Centro de Treinamento no Rio de Janeiro, oferecendo cerca de 40 cursos técnicos, profissionalizantes (Tubulações Industriais, Estruturas Metálicas de Suportação, Tubulações Navais, Corrosão, entre outros), de softwares CAD (AutoCAD e MicroStation) e Planejamento (Microsoft Project). Os cursos são voltados para o mercado offshore onshore. A empresa atende a cerca de 200 alunos por ano e os cursos têm apoio do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RJ).
Depois de constatar que cerca de 40% dos alunos das aulas de sábado eram de Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, entre outros locais da região, a HTC resolveu se instalar no município em julho de 2006.
Os interessados em participar dos cursos devem ter o ensino médio completo. As inscrições para o processo de seleção podem ser feitas na Incubadora de Cooperativas, da secretaria de Trabalho e Renda, localizada na Estrada do Imburo, s/nº, na Ajuda de Baixo, das 9h às 16h.
- Cerca de 20% das vagas para serão direcionadas para alunos oriundos do cadastro da Central de Atendimento Especializado em Emprego (Caet). O diferencial é que a maioria dos cursos oferecidos é na área de engenharia: naval, mecânica e civil - observou Cláudio Bogado, secretário de Trabalho e Renda.
A HTC já desenvolve parcerias com centros de pesquisas, universidades, associações e conselhos de classe. O convênio foi assinado pelo secretário de Trabalho e Renda e o sócio-gerente da HCT, Leonardo Sangali. “Estamos estendendo o projeto de qualificação profissional, ampliando a nossa área de atuação e buscando parcerias na cidade de Macaé - disse o sócio-gerente da HCT.
A Semtre identificou várias demandas de qualificação profissional através do cadastro da Caet, que oferece semanalmente centenas de vagas de emprego. “A iniciativa da HCT vem ao encontro das ações de fortalecimento da relação poder público/iniciativa privada, no que diz respeito à responsabilidade social. A meta da Semtre de acordo com a diretriz do governo municipal, é direcionar políticas públicas para a qualificação profissional. Os cursos vão oportunizar melhor capacitação aos macaenses”, observou Cláudio Bogado.