Em continuidade à reunião realizada em Macaé, semana passada, com o subsecretário de Estado de Formação e Qualificação Profissional, Nassin Mehedff, o secretário Luis Claudio Bogado reuniu-se na semana passada com o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Alcebíades Sabino, no Rio de Janeiro. Na pauta, a aproximação dos governos para firmar parcerias.
Nessa ocasião, o secretário participou do lançamento do Edital de Cadastramento para a pré-qualificação das Instituições Executoras de Qualificação Social e Profissional. O evento dá início ao processo de planejamento e futura operacionalização do Programa de Qualificação Profissional do Estado do Rio de Janeiro para o ano de 2007.
Na reunião foram apresentados alguns programas da Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé (Semtre), como o Programa Macaé de Primeiro Emprego - PMPE / Projeto Juventude Cidadã; Programa Sem Fronteiras e Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador - Caet. Além dos projetos que estão em fase de implantação: Centro de Qualificação Profissional Social e Solidário – ProSol e Escola do Trabalhador.
Bogado também falou da realização da 1ª Feira de Trabalho e Emprego de Macaé, que aconteceu em março, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, reunindo empresários e cerca de três mil jovens do PMPE. O secretário de estado fez uma avaliação positiva do evento, o qual considera um caso de sucesso.
Sabino disse ainda que a feira macaense provocou a sugestão de uma Feira de Trabalho e Emprego Estadual, com a participação de todos os municípios. Fazendo uma avaliação positiva das experiências da equipe da Secretaria de Trabalho e Renda, em Macaé, propôs também a realização de um seminário estadual para trocas de experiências que deram certo nos municípios fluminenses.
Bogado fala da importância do reconhecimento do trabalho alcançado pela Semtre em Macaé. - Ter o governo estadual próximo do municipal marca um novo momento para Macaé, considerando que por anos houve uma grande distância entre os governos, isso só fortalece o município e toda região, ressalta.
Outro assunto abordado durante a reunião com o secretário de estado foi a proposta de municipalização do Sistema Nacional de Emprego – Sine, considerando os bons resultados que a Central de Atendimento Especializado em Trabalho – Caet vem conquistando para o município de Macaé.
Recentemente, Bogado esteve em Brasília na posse do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, quando teve oportunidade de colocar para o ministro a disposição do município de Macaé de apoiar as ações e manter o bom relacionamento e os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com o governo federal.