A Secretaria Executiva de Trabalho e Renda participou do I Encontro Internacional de Educação: Arte e Analfabetismo Funcional realizado no início do mês de dezembro, no Rio. O objetivo foi promover a capacitação para as equipes dos Programas Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) e Sem Fronteiras, que têm em seus cadastros jovens em situação de analfabetismo funcional.
Neste encontro, pesquisadores, artistas, pedagogos e educadores nacionais e internacionais, além de professores e diretores de escolas públicas do Brasil, debateram a relação entre arte e pedagogia com a finalidade de pensar propostas que façam uso da arte como um importante veículo de aprendizagem. Todas as experiências que foram apresentadas no evento indicam que esta associação tem produzido metodologias e práticas de educação capazes de ensinar com qualidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos professores ferramentas de trabalho ricas em conteúdo e criatividade.
A pessoa analfabeta funcional é aquela que está ou esteve na escola, mas não consegue interpretar o que lê nem usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas. Isso impossibilita o desenvolvimento profissional e pessoal, ficando a pessoa cada vez mais afastada das novidades do mundo contemporâneo.
O problema do analfabetismo funcional atinge os países da América Latina, especialmente o Brasil. Recente levantamento, divulgado em setembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que pelo menos oito entre dez crianças que não sabem ler e escrever freqüentam a escola.
O I Encontro Internacional sobre Educação – Arte e Analfabetismo Funcional, realizado pela Casa Daros em colaboração com o artista e curador pedagógico Luis Camnitzer, foi dividido em duas etapas. Em um primeiro momento, o seminário aberto ao público, foi organizado em quatro mesas temáticas.
Em seguida, uma série de encontros de grupos de trabalho, iniciou a elaboração de um primeiro plano de ação experimental, que poderá ser desenvolvido com um ou mais grupos ligados a práticas educativas através da arte.
Palestrantes:
André Lázaro – Secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ministério da Educação, Brasil.
Beatriz Azeredo – Diretora do Instituto Desiderata e do Centro de Estudos de Políticas
Públicas (CEPP, Brasil)
Antônio Góis – Jornalista, Folha de São Paulo, Brasil
K. David Harrison – Ph.D e professor de lingüística da Swarthmore College, USA
Kurt Wootton – Diretor e fundador do projeto ArtsLiteracy da Brown University, USA
Luis Camnitzer – Artista plástico e curador pedagógico da Fundação Iberê Camargo, Brasil
Marle Macedo – Coordenadora de Arte e Educação do Projeto Axé, Brasil
Tião Rocha – Antropólogo, Educador, Folclorista e fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento, Brasil
Carla Rinaldi - Pedagoga e presidente da Reggio Children, Itália
Roberta Scatolini – Arte-educadora e orientadora pedagógica do Instituto Paulo Freire, Brasil
José Pacheco – Educador e criador do projeto Escola da Ponte, em Portugal
Ana Elisa Siqueira – Pedagoga e diretora da Escola Municipal Desembargador Amorim
Lima, Brasil
Carlos Barmak – Educador, artista plástico e compositor, Brasil
Tania Bruguera – Artista plástica, Cuba
Humberto Vélez – Artista plástico, Panamá
Lázaro Saavedra – Artista plástico, Cuba
Eugenio Valdés Figueroa – Diretor de Arte e Educação da Casa Daros
Luis Camnitzer – Artista plástico e curador pedagógico da Fundação Iberê Camargo, Brasil
Mônica Nador – Artista plástica, Brasil
Sally Mizrachi – Diretora-executiva e coordenadora do projeto “Lugar a Dudas” cujo diretor, o artista plástico Oscar Muñoz, estará presente no seminário, Colômbia
Luis Camnitzer – Artista plástico e curador pedagógico da Fundação Iberê Camargo, Brasil
Eugenio Valdés Figueroa – Diretor de Arte e Educação da Casa Daros
Luis Camnitzer – Artista plástico e curador pedagógico da Fundação Iberê Camargo, Brasil