logo

Semtre promove evento com jovens do PMPE sobre doação de sangue

23/01/2007 17:41:39 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A importância da doação de sangue foi o tema central do encontro realizado nesta terça-feira (23), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), que reuniu cerca de três mil jovens do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE)/Juventude Cidadã. Equipes, do setor de Hemoterapia do Hospital Público Municipal (HPM) e da Hemoterapia da prefeitura, deram palestras sobre o assunto.

No encontro, promovido pela secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a secretaria de Saúde (Semusa), estiveram presentes o gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio (Senac) – Rio, Marco Antonio Marinho dos Santos, o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, e a representante do Ministério do Trabalho, a técnica do projeto Juventude Cidadã, Jaqueline Aben-Athar de Sousa.

O objetivo do acontecimento foi conscientizar os jovens do PMPE/Juventude Cidadã sobre a importância da doação de sangue. Entre os assuntos abordados, estiveram a apresentação do HPM, o perfil do paciente atendido (politraumatizado) em casos de emergência, a importância vital do sangue, que segundo informações dos técnicos, só é disponível através de doação.

A intenção do encontro é que os jovens sejam multiplicadores da necessidade de doar sangue, que se torna imprescindível individual e coletivamente. Além do mais, eles serão doadores voluntários, contribuindo significativamente para abastecer os setores de hemoterapia de Macaé.

De acordo com o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, o encontro fez parte da qualificação social dos jovens do PMPE, desenvolvendo a cidadania. “Além disso, é importante conscientizá-los sobre a necessidade de ajudar o próximo, participando das ações do governo, no sentido de promover a melhoria da qualidade de vida do cidadão de Macaé”, enfatiza Bogado.

O Projeto Macaé de Primeiro Emprego é resultado de convênio entre a prefeitura/Semtre e o Ministério do Trabalho e Emprego, e executado pelo Senac. No último fim de semana, 200 jovens participaram do projeto “Rio ama os rios”, promovido em parceria com a secretaria de Meio Ambiente e o governo do Estado do Rio de Janeiro, quando puseram em prática conhecimentos sobre cuidados com o meio ambiente para as populações ribeirinhas do Rio Macaé. Na ocasião, eles conscientizaram os moradores próximos às margens do rio em relação ao lixo doméstico despejado nas águas, com a distribuição de panfletos.

Para a representante do Ministério do Trabalho, Jaqueline Aben-Athar de Souza, técnica do projeto Juventude Cidadã, a importância do convênio para o jovem é que ele está sendo muito beneficiado, pois recebe qualificação de forma eficaz, partindo do fato de que o Senac é uma referência nacional.

A coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros, disse que esta foi mais uma ação cidadã, pois os jovens já atuaram na limpeza das praias dos Cavaleiros e Pecado, informando à população sobre o caramujo africano, distribuindo presentes de Natal para crianças da periferia e fazendo campanha de conscientização sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).

Senac - Segundo o gerente regional do Senac, Marco Antonio Marinho dos Santos, os cursos oferecidos atingem diversas áreas, especialmente plataformistas e garçons. “Este é o maior programa de qualificação profissional do estado do Rio de Janeiro, que visa a inserção dos jovens no mercado de trabalho”, afirma.

- Também desenvolvemos ações de voluntariado, uma vez que em parceria com diversas secretarias da prefeitura realizamos atividades de cunho sócio-educativo, por exemplo, a limpeza das praias dos Cavaleiros e do Pecado, junto com a secretaria de Meio Ambiente -, citou Marco Antonio. Ele acrescenta ainda que a próxima atividade acontece ainda neste mês, cujo tema será o combate às drogas.

O jovem Paulo Douglas, de 17 anos de idade faz curso de Auxiliar de Escritório pelo PMPE, junto com Jéssica Carvalho Coutinho, também de 17 anos. O curso acontece de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30. Ele está pronto para trabalhar na área. Ela participa de todos os programas e está gostando do fato de ter seus conhecimentos aumentados em prol da sociedade.