A secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre) promove nesta quarta-feira, 25, das 14h30 às 17h, o I Encontro de Ensino Profissionalizante do Programa Sem Fronteiras, no auditório da Incubadora de Cooperativas. O programa atende a jovens de 16 a 24 anos com cunho de qualificação e inserção no mercado de trabalho. Além de cursos de qualificação profissional, os jovens assistidos pelo projeto recebem acompanhamento pedagógico e social.
O objetivo do encontro é ampliar a discussão sobre as profissões e o mundo do trabalho, além de incentivar o público jovem a elevar sua escolaridade ingressando dessa forma em uma carreira profissional. Para tanto, a Secretaria de Trabalho e Renda espera contar com a participação de atores importantes nesse processo. Para o encontro foram selecionados os jovens com maior escolaridade, que estão terminando a oitava série, cursando ou que tenham concluído o ensino médio.
Além dos 50 jovens convidados para o encontro farão parte do debate representantes de instituições de ensino como Cefet-Uned Macaé, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Universidade Estácio de Sá, Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec). O prefeito Riverton Mussi e o secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, também são presenças aguardadas no evento.
A metodologia do Programa Sem Fronteiras é voltada para o desenvolvimento pessoal, social e profissional. A operacionalização inclui o cadastro das empresas interessadas em ofertar vagas de trabalho, além de dispor de um agente da Central de Atendimento Especializado ao Trabalhador (Caet) para fazer a captação de vagas direcionadas aos jovens.