logo

Semusa amplia unidade do Centro de Referência ao Diabético

07/08/2008 16:50:15 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Dando continuidade às ações de ampliação dos serviços e à melhoria da qualidade no atendimento da população, a secretaria Especial de Saúde de Macaé iniciou as obras de construção, reforma e adaptação do Centro de Referência ao Diabético (CRD).

Segundo a gerente do CRD, assistente social Beth Gavazzi, estão sendo construídos mais três consultórios no andar térreo, o que facilitará o acesso dos usuários que não podem subir escadas. Além da parte física, a unidade contará com mais três profissionais, sendo dois endocrinologistas e uma nutricionista.

Beth acrescenta que a obra se faz necessária devido ao crescente aumento da demanda. “Estamos registrando um acréscimo diário de 10% dos que têm a doença diagnosticada no Centro. Atualmente estão cadastradas 2.188 pessoas entre crianças e adultos”, disse.

A assistente social lembra ainda que o atendimento na unidade se estende a pacientes do município, de municípios vizinhos e à população flutuante de estrangeiros, que trabalham nas plataformas e nas empresas onshore. “Ao todo, temos cadastrados na rede municipal de saúde 9.960 pessoas, que recebem atendimento em alguma das nossas unidades”, falou.

De acordo com o projeto elaborado pela coordenação de manutenção da secretaria de Saúde, a unidade também receberá nova pintura e nova instalação elétrica com a troca da rede e da iluminação.

CRD - A missão do CRD é, através do acesso a informação, proporcionar aos diabéticos a possibilidade de modificar seu cotidiano, com vistas à melhoria da qualidade de vida, alcançando o controle ideal de seus níveis glicêmicos, informou a assistente social.

Beth ressalta que um dos principais aliados no tratamento d o diabetes é a informação. “Estar munido de informações sobre a doença é determinante e faz toda diferença no cotidiano do diabético, pois ele terá autonomia, entenderá os sinais que o corpo dá e será o principal responsável por suas escolhas”, garante.

Ela acrescenta que o tratamento da diabetes compreende o uso adequado da medicação prescrista, a realização de um plano alimentar elaborado para a necessidade individual e a prática de uma atividade física, com orientação médica.

O CRD fica na rua Benedito Lacerda, 103, Pororoca. O centro conta com uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologista, nutricionista, assistente social, fisioterapeutas, psicóloga e podóloga.