logo

Semusa dá continuidade à medicação homeopática no município

31/08/2010 12:49:18 - Jornalista: Emmanuel Rosestolato

A Prefeitura Municipal de Macaé por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), da Coordenadoria de Saúde Coletiva, dá prosseguimento ao Programa de Homeopatia e Práticas integrativas de ação continuada de medicação homeopática no município com foco na minimização dos sintomas da dengue.

O objetivo desta ação é garantir o acesso da população aos serviços de Homeopatia e Acupuntura, com o intuito de oferecer melhoria na qualidade de vida do cidadão promovendo o bem estar físico e mental.

Segundo uma das responsáveis pelo programa, a gerente de Homeopatia, Maria Luiza Zampieri, apesar de ainda ser inverno, a campanha continua em locais estratégicos.

- A população tem de estar consciente da prevenção, esta é o melhor tratamento. Damos continuidade com ação em escolas, iniciamos agora com as creches e temos sempre atendentes no calçadão da avenida Rui Barbosa, afirma Maria Luiza.

- Aqui no calçadão, tem sido grande a procura pela homeopatia. Explicamos sobre a medicação e distribuímos panfletos, informa a técnica de enfermagem e estagiária, Bianca Carvalho.

O Programa atua com ações descentralizadas na rede, da seguinte forma:

•uma médica homeopata no gerenciamento e na coordenação do Programa.
•três médicos homeopatas no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas; atuando na prevenção e tratamento das mais variadas doenças como: alergias respiratórias, distúrbios neuropsiquicos, doenças osteomusculares, autoimunes, e outras.
•Um médico homeopata no Núcleo de Atendimento a Mulher e a Criança (NUAMC)-Aroeira, com ênfase em pediatria.
•Um médico homeopata na Unidade Básica de Saúde (UBS)-Maringá, com ênfase em psiquiatria.
•Cinco médicos acupunturistas no Centro de Especialidades Dr. Moacyr Santos, no bairro Miramar.

A equipe do Programa também realiza visitas nas escolas para fazer a aplicação do medicamento homeopático nas prevenções contra: a dengue, pediculose (piolho) e doenças de veiculação hídrica (doenças relacionadas com água e alimentos contaminados).

Para os interessados, a equipe está de segunda a sexta-feira das 9h às 16h30m no calçadão e no Posto de Saúde Dr. Jorge Caldas, aplicando o medicamento homeopático.

O endereço do Programa de Homeopatia e Práticas Integrativas fica na Rua Tenente Coronel Amado, nº 239 / 1º andar – Centro
Tel.(22) 2759-3292. E-mail: prog_homeopatia.macae@yahoo.com.br

Os medicamentos homeopáticos não são vacina, são para fortalecimento do organismo com a finalidade de minimizar os sintomas da doença.

Imunização no município

A Homeopatia em Macaé vem se destacando nas endemias e epidemias desde 2007, tendo sido até tema de reportagem no Programa Globo Repórter, da TV Globo; estatisticamente ficou comprovado seu relevante desempenho no combate a Dengue, com queda significativa do número de casos da doença em contraste com os municípios vizinhos.

Na pandemia da Gripe A (H1N1), a partir de julho/2009, surgiram em Macaé os primeiros casos da doença. Prontamente o Programa de Homeopatia se mobilizou numa campanha de esclarecimento e prevenção, por meio da imprensa e atuação em campo dos nossos agentes de saúde com folders informativos, cartazes e administração do medicamento homeopático, com excelente aceitação da população.

A Campanha da Homeopatia no combate a endemias e epidemias corresponde a uma ação do Programa de Homeopatia de Macaé com o envolvimento de profissionais da Rede Pública de Saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de Combate às Endemias, Agentes Comunitários e equipe administrativa

O medicamento homeopático está sendo distribuído e administrado nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), UBS, Postos de Saúde (OS), Hospitais, Escolas da rede Pública Municipal e sistematicamente nos mutirões, bloqueios, eventos, campanhas, sobre orientação e supervisão dos responsáveis pelo programa, as médicas Maria Luiza V. Zampieri de Azevedo e Laila Nunes da Coordenadora Geral da Saúde Coletiva.