A secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) já vacinou cerca de 50% da população idosa acima de 60 anos contra a gripe, percentual que corresponde a mais de seis mil pessoas. De acordo com a gerente do Programa de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva, Soraia Cristina Fernandes, a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 70% dos idosos, até a próxima sexta-feira (04), quando termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe para idosos.
Ela acrescenta que ao contrário do Ministério da Saúde, a Semusa pretende imunizar 100% dos idosos, como vem acontecendo nos últimos anos.
- A nossa meta é vacina cerca de 13 mil idosos a partir dos 60 anos – diz Soraia, ressaltando que a vacina contra a gripe é aplicada uma vez por ano.
O secretário de Saúde, Luiz Penha, lembra que, para atingir a meta, a secretaria disponibilizou 40 postos de vacinação que incluem as unidades básicas de saúde e PSFs. Além de uma equipe de vacinadores para atender os idosos acamados.
- Para fazer o agendamento do atendimento das pessoas acamadas basta comparecer ao posto de saúde Dr. Jorge Caldas ou a uma unidade do PSF – explica o secretário.
A vacina é sempre aplicada no outono, para que os idosos estejam protegidos no inverno. Segundo dados do Ministério da Saúde, desde que a campanha de vacinação contra a gripe começou, em 1999, as internações hospitalares por doenças pulmonares, entre as pessoas com mais de 60 anos, diminuíram em média 30%.