logo

Semusa orienta população sobre consumo e cuidado com a água

25/10/2007 17:27:38 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A prefeitura de Macaé solicita às pessoas que tomem alguns cuidados básicos para proteger a saúde e de seus familiares durante este período de chuvas fortes, principalmente no que diz respeito ao consumo de água para beber e cozinhar.

A secretaria Especial de Saúde (Semusa) alerta que quando as águas baixarem os moradores devem fazer a desinfecção dos poços, caixas d’águas e cisternas das residências, mesmo quando não forem diretamente atingidos pelo alagamento, pois a rede de distribuição de água pode apresentar vazamentos que permitem a entrada de água poluída, contaminando os reservatórios.

A orientação é esvaziar o reservatório e lavá-lo, esfregando bem as paredes e o fundo. Quem fizer a limpeza deve usar botas de borracha e luvas. E, após a limpeza, colocar um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

É importante que neste período a população use água engarrafada de procedência conhecida, fervida, clorada ou filtrada (uma gota de hipoclorito para um litro de água). Esta é a água que pode ser bebida sem perigo de contrair doenças. Além disso, a água que teve contato com resíduos de enchentes não deve ser utilizada para lavar pratos, escovar os dentes, lavar e preparar alimentos ou fazer gelo.

Alimentos – A Semusa lembra ainda que é muito importante o cuidado com os alimentos, pois ao entrar em contato com as águas das enchentes podem ser contaminados. É preciso manter os alimentos acondicionados, longe do alcance de roedores, insetos e outros animais.