Tendo como prioridade a qualidade no atendimento aos usuários a secretaria de Saúde de Macaé (Semusa) vem investindo sempre na qualificação de seus profissionais. Na próxima segunda-feira (24), a partir das 13h, será realizada no auditório da Associação Médica de Macaé, o curso de “Atualização em Meningite, Hanseníase e Sarampos”.
De acordo com a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica da coordenação de Saúde Coletiva, Edna Cerante, o curso será destinado a enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos. “O objetivo do curso é aumentar a notificação de casos destas doenças para que, desta forma, possamos melhorar o controle das mesmas, identificando os locais de maior incidência”, diz.
Edna acrescentou que os casos de meningite no município são baixos e a transmissão está sob controle. Este ano, apenas dois casos da meningite menigococica foram confirmados. Com relação ao sarampo ela ressalta que como aconteceram alguns casos no Brasil, a atualização é para que Macaé permaneça sem nenhum caso. “É importante que os profissionais das unidades continuem estimulando a vacinação contra o sarampo. A criança deve ser vacinada após o nono mês de vida”.
A Semusa também possui o Programa de Dermatologia Sanitária, Controle e Eliminação da Hanseníase. O curso de atualização irá enfatizar o diagnóstico precoce da doença. A Hanseníase tem cura e os medicamentos são fornecidos gratuitamente para todos os pacientes. O tratamento pode durar de seis meses a dois anos. As pessoas que tiverem qualquer tipo de mancha na pele devem procurar um médico o quanto antes.