Atendendo a reivindicação de moradores da rua W24 e das Travessas 15 e 16, no bairro Lagomar, a secretaria Executiva de Serviços Públicos (Semusp) da prefeitura de Macaé, efetuou abertura de vala para escoamento de água de chuva que causou alagamento em várias áreas do Lagomar.
A solicitação foi feita ao secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos, na manhã desta quinta-feira (17), por um grupo de mulheres residentes nas citadas ruas. O grupo esteve no Barracão da Prefeitura, no Miramar, onde, segundo as moradoras, foram muito bem recebidas pelo secretário que, prontamente, enviou ao local máquinas e uma equipe de trabalhadores para abrir a vala.
- Tão logo recebi a solicitação, estive no local verificando as condições das residências, que estavam alagadas. Essas casas estão situadas no entorno de uma lagoa da comunidade, em área com cota baixa e próxima à orla marítima. Com a grande quantidade de chuva que caiu em Macaé por mais de 24 horas, toda a região alagou e vimos necessidade da abertura de uma vala para escoar as águas em direção ao mar – disse o secretário.
De acordo com a moradora Sara Miguel Pires, as ruas citadas sempre enchem, com qualquer chuva. “Como desde a noite de terça-feira a chuva caiu muito forte, nossas casas foram alagadas. Em algumas delas há mais de meio metro de água, o que é um transtorno. Fomos procurar o secretário, acompanhadas pelo presidente do clube do Sinditob do Lagomar, Amaro Luiz, sendo muito bem recebidas. Prontamente, o secretário nos atendeu e, quando voltamos da secretaria, as máquinas já estavam aqui, realizando o trabalho”, disse Sara, colocando também a sua satisfação pelas obras que a prefeitura vem realizando no bairro.
- Quando vim para cá, era barro puro, era uma roça. Hoje, o Lagomar está uma cidade e, em breve, todo o bairro estará calçado e ninguém mais vai pisar na lama. Resido aqui há muitos anos e essa é a primeira vez que alguém faz alguma coisa pelo bairro. Estamos satisfeitos com o prefeito Riverton – concluiu Sara.
A moradora Jane Gomes, residente há 12 meses no Lagomar, também colocou sua satisfação no pronto atendimento da secretaria de Serviços Públicos. “Pedimos e fomos atendidas. Isso é muito bom. Moro aqui há cerca de um ano, mas o bairro neste tempo já melhorou muito”, disse Jane Gomes.
O encarregado do atendimento da Semusp nas localidades situadas da Barra de Macaé ao Lagomar, Roberto Ribeiro da Silva, esclareceu que a vala aberta pela Semusp para escoar a água seria manilhada ainda naquela tarde. Logo depois, a avenida seria compactada e liberada para o trânsito.
- Serão colocados cem metros de manilhas de 60 milímetros cada. Isso vai fazer escoar a água acumulada nas ruas – disse o encarregado.