A secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp) deu início a um mutirão de limpeza, na manhã desta quinta-feira (16), em ruas e avenidas da cidade. O objetivo é retirar barro e lixo trazidos pelas enxurradas das fortes chuvas que caíram na cidade desde o começo da semana e que se intensificaram no feriado de 15 de novembro.
A Semusp distribuiu mais de 50 homens, em várias equipes em diferentes locais da cidade, limpando e varrendo ruas e calçadas, efetuando também a limpeza dos ralos e consertando a rede de esgoto danificada com a chuva. A secretaria também já faz a limpeza dos valões e canais que cortam Macaé.
De acordo com o secretário da pasta, Delorme Ramos, o trabalho foi redobrado. “Todo o trabalho de limpeza que levamos dias para fazer, a chuva desfaz em poucas horas”, diz Delorme, explicando, em seguida, que os funcionários da Semusp varrem em média 5.270 quilômetros por mês, além de executarem o serviço de raspagem que chega a 144.200 metros quadrados, no mesmo período.
Segundo a Semusp, as áreas que apresentam maiores problemas em relação às enxurradas são as situadas próximas às encostas, mas outros locais também têm problemas por causa das fortes enxurradas. A secretaria informa que têm prioridades os bairros em pior situação, mas as equipes vão atuar em todas as ruas.