Foto: Kaná Manhães
A manutenção é importante tanto para os moradores do Engenho da Praia quanto do Lagomar
A prefeitura de Macaé continuando as ações do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico do município, investe na limpeza e manutenção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Engenho da Praia. As ações são realizadas pela secretaria de Serviços Públicos (Semusp) que, nesta quarta-feira (16), realiza processo de manutenção da elevatória principal dessa ETE, situada na Rua Principal do bairro, que recebe o esgoto de todo o bairro e recalca esse efluente para a ETE.
Segundo informa o técnico da Semusp, Flávio Coelho, a ETE do bairro passou por processo de manutenção e está em funcionamento. O técnico informa que, após a manutenção da elevatória, o próximo passo será a limpeza geral em toda rede coletora do bairro e ativação da elevatória situadas na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) e na situada junto à linha férrea, que passa na parte detrás do bairro.
O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, destaca a importância do funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Engenho da Praia, que juntamente com a ETE do Lagomar, construída ao lado dessa estação e cujas obras estão em fase final, para os moradores das duas localidades.
- Com essas ETEs em funcionamento, a prefeitura avança no saneamento básico do município, importante para a manutenção da saúde dos moradores tanto do Engenho da Praia quanto do Lagomar, que são comunidades de periferia com um crescimento acentuado nos últimos anos. Lembramos que a ampliação do saneamento básico do município, juntamente com a macrodrenagem, que fazem parte do Programa água Limpa, são obras prioritárias para o governo do prefeito Riverton Mussi, coloca o secretário.
A ETE do Engenho da Praia
Construída inicialmente para absorver e tratar o esgoto de cerca de três mil pessoas, a ETE do Engenho da Praia foi ampliada pela prefeitura em 2007, para acompanhar o crescimento da localidade, e tratar e esgoto de cerca de seis mil pessoas ali residentes atualmente. Ao lado da ETE do Engenho da Praia, a prefeitura conclui a construção da ETE do Lagomar e as duas juntas vão tratar e esgoto de cerca de 30 mil pessoas.
A ETE do Engenho da Praia é uma unidade compacta que atende todas as recomendações e especificações da Fundação Estadual de Engenharia e Meio Ambiente (Feema). A estação usa tratamento aeróbico e anaeróbico, que não deixam mau cheiro.