logo

Semusp recolhe 408,4 toneladas de lixo durante o Carnaval

21/02/2007 17:25:16 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Os quatros dias de carnaval foram de trabalho intenso para a equipe da secretaria de Serviços Públicos de Macaé (Semusp). Ao todo, foram recolhidas na cidade 408,4 toneladas. Os dias que tiveram maior quantidade de lixo produzido foram na madrugada de segunda-feira com 102, 7 toneladas e na de terça-feira com 101,5 toneladas. A limpeza foi feita em vários pontos, onde a prefeitura realizou shows durante o carnaval: Praia dos Cavaleiros, Pecado, Parque Aeroporto (bar do Coco), Praça do Aeroporto, Lagomar e Imbetiba.

- Para realizar o trabalho foram deslocados, cerca de 237 homens, divididos em três turnos: manhã das 6h às 13h, tarde das 15 às 20h e à noite das 20h até o final do desfile na Linha Verde - explica o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos. O trabalho de varrição teve o auxilio de 11 caminhões basculantes, dois caminhões com carroceria de madeira com oito metros cúbicos, dois caminhões de carroceria metálica com quatro metros cúbicos, dois caminhões pipas e um caminhão compactador.

De acordo com secretário, no sábado, trabalharam 212 homens durante do dia e à noite 12 homens ficaram encarregados de fazer a varrição na passarela do samba, após o desfile das escolas. Já no domingo, 208 homens ficaram responsáveis pela varrição pela manhã. À tarde sete e 12 à noite, na Linha Verde. “Neste dia foram recolhidas 92,9 toneladas de lixo”, relatou o coordenador da equipe de limpeza, Juvenal de Almeida Filho.

- Além do serviço de varrição, a equipe da Semusp ficou responsável pela limpeza dos banheiros químicos -, lembra o coordenador da equipe de limpeza da Semusp. Na terça-feira, como não houve desfile na passarela do samba, a equipe de limpeza foi deslocada para outros pontos da cidade. “Colocamos 210 homens trabalhando, sendo que 19 foram deslocados para a Imbetiba e para o centro da cidade. Recolhemos 102,6 toneladas”, explicou.

Nesta quarta-feira, 226 homens trabalham durante o dia. “A previsão é que aproximadamente, 100 toneladas de lixo sejam recolhidas”, disse. À tarde, 19 homens repassaram vários pontos da cidade e no horário das 15h às 20h, a equipe fica encarregada da varrição na avenida Atlântica, Imbetiba, centro, aeroporto e calçadão.

Segundo Juvenal, a partir da meia-noite desta quarta-feira, o trabalho da equipe da Semusp volta à rotina normal, com lavagem na esquina dos restaurantes da orla dos Cavaleiros.