Macaé terá mais uma unidade de capacitação do Senai. Para viabilizar a construção da Escola Sonda, foi assinada a liberação do alvará para a realização da obra. O documento sela mais uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), e a Comissão Municipal da Firjan, na formação de mão de obra qualificada para atender a demanda do arranjo produtivo de petróleo.
Com a liberação do alvará, a expectativa é que as obras sejam iniciadas em 60 dias. A Escola Sonda será a segunda unidade do Senai na cidade, a única da região a contar com duas sedes do Sistema. O presidente do Fumdec, e subsecretário municipal de Indústria e Comércio, Vandré Guimarães, destacou o empenho da Comissão local da Firjan e do Senai para trazer mais um módulo de capacitação para Macaé.
Com esta nova estrutura a população contará com mais um espaço para a formação de mão de obra qualificada, que permitirá aos alunos operarem equipamentos, através da prática de alguns processos realizados numa operação normal.
A área no bairro Lagomar, próximo ao Polo Industrial de Cabiúnas, onde será implantada a sonda escola, foi doada pela prefeitura. A parceria da prefeitura com o Sistema Firjan/Senai tem participação da Petrobras, que estará cedendo as sondas para a implantação dos cursos. O Senai será responsável pela estrutura da unidade e o desenvolvimento dos cursos.