Foto: Guga Malheiros
O Dia Mundial de Limpeza de Praias foi realizado pela primeira vez em Macaé
Quem compareceu na tarde deste sábado (21) na orla da Praia dos Cavaleiros conheceu de perto uma ação de sensibilização para preservação do meio ambiente. Em Macaé, o Dia Mundial de Limpeza de Praias foi realizado pela primeira vez e contou com parceria entre a secretaria de Ambiente e os Grupos Escoteiros do município.
O secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg, afirmou que a proposta foi sensibilizar os frequentadores. “A ação não é uma simples limpeza da praia. É mais que isso, pois queremos sensibilizar as pessoas para evitar jogar qualquer tipo de lixo num ambiente que é de todos e, principalmente, é nossa obrigação preservá-lo”, acrescentou.
O Clean Up The World é evento mundial realizado na sua íntegra por voluntários, em todas as fases, desde a preparação até o dia propriamente da limpeza, sempre no terceiro sábado de setembro. Esse evento vem se tornando uma das ações internacionais mais conhecidas, participativas e efetivas do mundo. A previsão é que, simultaneamente, tenham participado neste dia mais de 35 milhões de pessoas em 125 países.
Em Macaé, o Dia Mundial de Limpeza de Praias teve concentração em frente ao Hotel Confort e, em seguida, todos percorreram a praia - na área de areia e vegetação até o Posto 1. Cada participante recebeu um kit de atuação e trabalhou em grupo para a realização da iniciativa.
O estudante Marcos Vitor da Silva, 12 anos, participou da ação e falou sobre sua importância. “Temos que conservar o ambiente que frequentamos. Todos contribuindo, a praia fica limpa”, frisou.
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é comemorado em todo o mundo há 26 anos e surgiu de uma iniciativa da ONG The Ocean Conservancy, fundada em 1975 e que teve a ideia de estabelecer uma data para que as pessoas pudessem fazer algo de concreto pelo meio ambiente e com resultados imediatos, além de ampliar a conscientização em relação ao lixo descartado inadequadamente e a poluição que gera nos recursos hídricos, um elemento de extrema importância para a vida.