Foto: Tiago Ferreira
O Macaé lidera o Grupo B da Série C do Brasileirão.
O Macaé Esporte está virtualmente classificado para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C. Em jogo dramático, o Alvianil Praiano venceu o Duque de Caxias por 2 a 1 na tarde deste sábado (13), no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, e garantiu a liderança isolada do Grupo B. Zambi abriu o placar para o Leão no primeiro tempo e Charles Chad deixou tudo igual quase no fim. Mas, já nos acréscimos, Wagner marcou em cobrança de falta.
Com o resultado, o Macaé chegou aos 29 pontos e só um desastre tira a equipe do mata-mata. A duas rodadas do fim da primeira fase, o Alvianil abriu seis pontos para o quinto colocado. Em segundo lugar na chave aparece a Chapecoense, com 26. O Oeste é o terceiro, com 25 pontos, e o Duque de Caxias o quarto, com 23. A equipe da Baixada pode ser superada pelo Caxias. Os gaúchos têm a mesma pontuação, mas recebem o Santo André neste domingo (14), em Caxias do Sul.
O jogo - Macaé e Duque de Caxias fizeram um jogo à altura da campanha das duas equipes na Série C. E logo no primeiro minuto os visitantes quase abriram o placar. Charles Chad recebeu na área e chutou. Mas, o atacante foi travado pela zaga. Aos 10min foi a vez do Macaé assustar. Norton acertou belo chute de longa distância e obrigou Fernando a fazer grande defesa.
Apesar da maior posse de bola, o Duque de Caxias encontrou dificuldades para entrar na área do Macaé. E, como quem não faz leva, o Leão abriu o marcador aos 34min. O atacante William cruzou da direita, a zaga cortou mal e a bola sobrou para Zambi. O também atacante dominou e chutou cruzado, sem chances para o goleiro Fernando.
O adversário sentiu o golpe e o Macaé teve a chance do segundo dois minutos depois. William arrancou pela esquerda e cruzou. O zagueiro Edmário cortou e quase marcou contra. Aos 41, Norton cruzou da direita e William foi derrubado por Paulão na área. Penalidade ignorada pelo árbitro. Mas, o Alvianil levou o 1 a 0 para o intervalo.
Na etapa final, o Macaé jogou como gosta: na base dos contra-ataques. Mas, o segundo tempo começou morno, com raras chances de gol. Novamente com maior volume de jogo, o Duque de Caxias insistia nas bolas aéreas. Na melhor delas, o time quase empatou aos 19min. Valdir cobrou escanteio, Rerysson não alcançou e Wagner salvou em cima da linha.
De tanto insistir, os visitantes empataram aos 35min. Charles Chad recebeu na área, driblou o goleiro Rerysson e deixou tudo igual. Quando o confronto parecia que terminaria empatado, o Macaé marcou no apagar das luzes. Aos 45min, Wagner cobrou falta com perfeição, fazendo o segundo do Alvianil. O gol que garantiu a vitória e a liderança isolada do Grupo B.
Pela Série C, o Macaé volta a campo no próximo sábado (20), às 16h, quando vai até Goiânia enfrentar o Vila Nova no Serra Dourada. Mas, o Alvianil volta a campo já neste domingo (14), quando pega o Americano pela Copa Rio. O duelo será realizado às 15h, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 2 X 1 DUQUE DE CAXIAS
Data/Hora: 13/10/2012 – 16h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Público: 405 presentes
Renda: R$ 1.405,00
Árbitro: Patrice Wallace Corrêa Maia
Assistentes: Michael Correia e Wendel de Paiva Gouveia
Cartões amarelos: Diego (MAC); André Gomes (DCA)
Gols: Zambi, 34’1ºT (1-0); Charles Chad, 35’2ºT (1-1) e Wagner, 45’2ºT (2-1)
>> Macaé Esporte: Rerysson; Daniel (Ricardinho, 36’2ºT), Diego, Douglas Assis e Edu Pina; Gedeil, Wagner, Osmar (Edson, 26’2ºT) e Norton (Sandro, 28’2ºT); Zambi e William. Técnico: Toninho Andrade.
>> Duque de Caxias: Fernando; Valdir, Paulão, Edmário e Marco Goiano; Renan Silva, Juninho, André Gomes (Digão, 21’2ºT) e Jeferson Silva (Thiago Souza, 26’2ºT); Bruno Veiga (Marcus Vinicius, 40’2ºT) e Charles Chad. Técnico: Vinicius Eutrópio.