Serra macaense: Macaé instala placas de acesso às cachoeiras

02/06/2023 12:13:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Ana Chaffin (frame de vídeo)

As placas estão sendo confeccionadas por meio de compensação ambiental

A serra macaense é rica em belezas naturais, com parques e cachoeiras de águas cristalinas e quedas d’água incríveis. Para proporcionar à população e turistas a oportunidade de conhecer esses locais, a Prefeitura de Macaé lançou o projeto de Sinalização Turística da Serra Macaense, por meio da instalação de placas em pontos estratégicos. Nesta quinta-feira (1°), o Prefeito Welberth Rezende esteve no trevo de acesso às cachoeiras da região da Bicuda e do Parque Municipal Natural Atalaia e destacou a importância da iniciativa.



“A serra de Macaé é exuberante e é importante que, além de turistas, a nossa população tenha acesso a esses paraísos com segurança. Estamos atendendo um pedido da população. Todos têm o direito de conhecer nossas riquezas e, acima de tudo, de ajudar a preservá-las”, destacou Welberth.



O projeto é uma ação conjunta entre as Secretarias de Turismo e Ambiente e Sustentabilidade. Além de indicar o acesso, com a indicação de locais fáceis e seguros, o projeto inclui placas para promover a consciência ambiental, segurança e cuidado com animais silvestres.

De acordo com o secretário de Turismo, Leonardo Anderson, nessa primeira fase as placas estão sendo instaladas nos principais acessos às cachoeiras de Duas Barras; da Laje e do Escorrega, todas nas localidades das Bicudas Pequena e Grande, além de Boa Alegria e Sana.


“Na sequência, vamos executar o trabalho em Glicério, Frade e Serra da Cruz”, pontuou o secretário.



As placas estão sendo confeccionadas por meio de compensação ambiental, que é um mecanismo utilizado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade no licenciamento de obras e demais atividades de terceiros. Por isso, as placas não tiveram custo para a gestão municipal.