logo

Serra macaense sedia Campeonato Brasileiro de Acqua Ride

14/03/2006 15:21:46 - Jornalista: Sonia Braga - MacaéTur

No próximo sábado (18), Glicério, distrito serrano de Macaé, vai sediar o Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, no Rio São Pedro. Serão 45 atletas, sendo 40 de outras cidades e cinco do município que pela primeira vez participarão do evento noturno, com previsão para começar às 21h. O evento é patrocinado pela prefeitura, através da MacaéTur e conta com o apoio da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte).

De acordo com Gerson Nunes, um dos organizadores do evento, o Rio São Pedro foi escolhido pelas propícias condições ao esporte. “Esta é a segunda vez que Macaé sedia o Campeonato Brasileiro de Acqua Ride, na Ilha da Canoa, já que parte do Rio São Pedro tem condições perfeitas para a prática dessa modalidade esportiva. Além disso, existe uma empresa parceira, a Devema, que está investindo no município, visando atrair amantes dos esportes radicais, e, o obviamente incrementar o turismo na região”, acrescenta.

Segundo o presidente da MacaéTur, Paulo Longobardi Filho, Macaé tem um grande potencial para abrigar, não só esportes radicais, mas outras modalidades esportivas devido as condições climáticas e a diversidade de opções. “Macaé vem se firmando no cenário nacional como a cidade do esporte. Prova disso é que o município foi sede, durante o Fest Verão 2006 do Campeonato Estadual de Surf, da Eliminatória da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA 2006 e agora o Campeonato Estadual de Acqua Ride”, enfatiza.

Esporte de aventura que conquista cada vez mais adeptos

O Aqcua Ride é um esporte que consiste em descidas com botes individuais por rios de corredeiras. O esporte surgiu nos anos 70, na cidade de Iporanga (SP), e é uma evolução do Bóia Cross. A técnica foi aprimorada pelo atleta Edsel Staeheli, já falecido, que inventou o Acqua Ride. Antes, era usada câmera de ar de pneu de caminhão revestido de lona para a descida. Mas hoje, os atletas usam botes infláveis especiais e equipamentos de proteção e resgate para a prática.

Qualquer pessoa, a partir dos sete anos de idade, pode praticar o Acqua Ride. A única exigência para a criança é que tenha mais de 1m 30cm de altura. As etapas contam com a participação de 45 atletas, divididos nas categorias Iniciante, Profissional e Master, todas separadas em provas femininas e masculinas.