Serviço de acesso remoto é implantado no HPM

29/11/2012 14:49:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando agilidade e precisão no diagnóstico de erros ou falhas nos equipamentos que compõem o aparelho de tomografia computadorizada do Hospital Público Municipal (HPM), foi implantado, na unidade, o serviço de acesso remoto da Siemens SRS (Siemens Remote Services).

O técnico de tomografia do HPM, Márcio Pereira, explica que o novo serviço permite o acesso on line dos engenheiros da Siemens ao aparelho de tomografia. “Na verdade trata-se de um tipo de roteador específico para este equipamento, que tem a função de enviar informações sobre os erros do tomógrafo direto para os engenheiros da base”, disse.

Ele acrescenta que os engenheiros podem manipular o equipamento remotamente e reportar os erros para a base da empresa e fazer os ajustes necessários.

O coordenador de radiografia, Guilherme Brandão Pessanha, ressalta este tipo de serviço faz com que o problema seja diagnosticado à distância e em alguns casos já podem ser solucionados.

Guilherme enfatiza ainda que antes da implantação do novo serviço, quando havia qualquer problema, era solicitada a visita do técnico que verificava o problema e somente em um segundo momento que este poderia ser resolvido. “Com isso, muitas vezes o tomógrafo ficava inoperante aguardando o concerto e hoje dependendo do problema não precisamos parar o atendimento”, frisou.

O técnico Márcio Pereira ressaltou que, se o problema for diagnosticado no softwer, o reparo pode ser feito on line. Caso o defeito seja em uma das peças, o engenheiro irá realizar a visita para colocação da mesma.