logo

Serviço de farmácia é oferecido em mais de 50 unidades

28/03/2014 17:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

Medicamentos essenciais são entregues nas farmácias

Para ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais e evitar a interrupção de tratamentos de saúde, a Prefeitura de Macaé conta com serviço de farmácia nos 33 postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), em seis Unidades de Saúde Básica (USB), sete Unidades de Pronto Atendimento, dois Centros de Especialidades Médicas e nos dois Centros de Referência de Atendimento à Mulher. O município possui ainda três farmácias municipais e é conveniado ao programa do Ministério da Saúde, Farmácia Popular do Brasil, atendendo a receituários, inclusive, das redes particulares e filantrópicas.

No município, em média, 1.750 milhão de unidades, entre medicamentos essenciais e especiais, são fornecidas mensalmente por meio de programas municipal, estadual e federal de farmácia. Na Farmácia Municipal Central de Macaé, localizada na rua Velho Campos No 625 Centro, tel 2796-1092 ou 2762-4188, de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 17:30  horas, a população é assistida também pelos serviços Assessoria Farmacêutica e Farmácia Especial. Em ambos, o usuário deve estar sendo acompanhado por um médico especialista. Depois de cadastrado, o paciente passa a ter acesso a listas de medicamentos específicos e de alto custo. A Assessoria Farmacêutica é custeada pelo município e a Farmácia Especial é um programa da Secretaria de Saúde do Estado.

Já os 97 medicamentos essenciais são oferecidos nos postos de ESF; nas USB, com exceção da USB Colônia dos Pescadores; no Centro de Especialidades Médicas Dr. Moacyr Santos (Barracão), no bairro Miramar; no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no Centro, e nos Centros de Referência de Atendimento à Mulher, nos bairros Barra de Macaé e Centro, aos pacientes dessas unidades. Esses remédios também podem ser retirados em uma das três Farmácias Municipais: Centro, Pronto Socorro do Parque Aeroporto e distrito de Trapiche.

A Farmácia Popular do Brasil, situada na rua Marcial Alves Moreira, 51, no bairro Cajueiros (2762-6423), fornece os medicamentos essenciais também a pessoas que foram atendidas nas redes particulares e filantrópicas. Essa farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, sem interrupção, e também aos sábados das 8h às 11h30.

Tanto na Farmácia Popular do Brasil, quanto nas Farmácias Municipais, os remédios para hipertensão e para diabetes são gratuitos. Basta que o usuário apresente um documento de identidade (RG), CPF e a receita média. Nas farmácias municipais, as receitas desses medicamentos (exclusivamente da Rede Municipal de Saúde) são válidas por três meses; enquanto na Farmácia Popular do Brasil, por quatro. O objetivo é evitar a automedicação. Todos os medicamentos somente são entregues a pessoas maiores de 18 anos de idade.

Os demais remédios da lista de essenciais são fornecidos com cerca de 90% de desconto. Consulte a variedade e o custo unitário dos medicamentos (comprimidos e frascos, não cartelas) no link do Ministério da Saúde  ou pelo Disk Saúde 0800 61 1997. Constam na lista, remédios para hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, cólicas, enxaqueca, queimadura, inflamações, entre outros, incluindo anticoncepcionais.

Clique aqui e veja a lista de medicamentos essenciais.