Foto: João Barreto
Para solicitar o equipamento, paciente passa por avaliação realizada por equipe multidisciplinar
O serviço de órtese e prótese vinculado à Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde fornece cadeiras de rodas e outros equipamentos. O atendimento teve início em 2011 e no ano passado foram entregues 260 órteses e cinco próteses de membros inferiores. Para solicitar o equipamento, o paciente passa por uma avaliação realizada por uma equipe multidisciplinar.
A fisioterapeuta do serviço de órtese e prótese, Lilian Caldas Machado, explica que o paciente deverá ter em mãos um laudo do médico que atenda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF) ou em outros centros de especialidades da rede pública de saúde.
- Com esse laudo, o paciente deverá entregar a solicitação na Coordenadoria de Controle e Avaliação, para dar entrada ao processo que vai para Niterói, onde temos uma parceria com a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR) - explica.
De acordo com a fisioterapeuta, o processo demora em média 30 dias e quando retorna para Macaé, o paciente passa por uma avaliação pela equipe multidisciplinar do serviço de órtese e prótese, composta por uma assistente social, uma psicóloga, dois terapeutas ocupacional e dois fisioterapeutas. Os equipamentos são todos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O paciente poderá solicitar próteses de membros superior e inferior, cadeiras de rodas comum ou especial, muletas, cadeiras higiênicas, andadores e bengalas.
- Quem quiser doar os equipamentos posteriormente, quando não precisarem mais, poderão fazer. A partir daí, os equipamentos só poderão ser emprestados- esclarece Lilian.
Os profissionais do serviço ressaltam que as solicitações só poderão ser feitas por meio da Coordenadoria de Controle e Avaliação.
Equipamentos ajudam na recuperação - Para a dona de casa Santinéia dos Santos, receber a cadeira de rodas e higiênica para o seu pai foi de grande ajuda. Ela conta que o pai Cenilton dos Santos, de 62 anos, sofreu uma isquemia e no momento, encontra-se acamado, com dificuldades de locomoção.
- Ele é muito grande e com essas cadeiras vai melhorar muito a sua locomoção e vamos poder levá-lo à fisioterapia e em outros locais. Foi uma economia muito grande se tivéssemos que comprar esses equipamentos que são muito caros - disse.
O serviço de órtese e prótese, vinculado à Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da Secretaria de Saúde, funciona no Ginásio Poliesportivo Mauricio Bittencourt, Rua Alameda Manoel Pereira Carneiro da Silva, s/nº - Riviera Fluminense, de 8h às 17h. Outras informações pelo telefone: (22) 2773-4109, ramal 236.