Todos os referenciados nos Cras são atendidos pelo Paif
Além das ações emergenciais promovidas durante o período de pandemia do Coronavírus - que já dura mais de um ano - todos os municípios no país mantêm serviços de Proteção Social Básica. E em Macaé não é diferente. Operacionalizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, são programas e projetos de prevenção de risco, que dão assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social e que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos.
Os Serviços de Proteção Social Básica são executados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e em outras unidades básicas e públicas de assistência social, bem como entidades e organizações de assistência social da área de abrangência desses Cras. E quem está referenciado nesses Centros, automaticamente participa de programas como o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).
O Paif destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros), e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminação etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Esse serviço consiste no trabalho social, de caráter continuado, com finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e construir melhoria de sua qualidade de vida. Também faz parte do serviço, promover aquisições sociais e materiais, potencializando o protagonismo e autonomia das famílias e comunidades; promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para inserção das famílias na rede de proteção social de assistência e apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
Cras – Mecanismo importante nas ações sociais da Prefeitura de Macaé, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) permanece com atendimento remoto, por conta da pandemia. A população continua sendo assistida por telefone, mas os atendimentos presenciais estão retornando aos poucos.
O primeiro a retomar o serviço é o Cras Barra, de terça-feira à sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é: Rua Eurico Barbosa de Souza, s/n°, Praça Beira Rio, Barra de Macaé. O telefone de contato é (22) 2763 7026.