O Calçadão da Avenida Rui Barbosa e ruas situadas no Centro da cidade estão recebendo uma força-tarefa de revitalização da área do comércio mais tradicional de Macaé. A ação conta com a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, que tem intensificado, por este motivo, a atuação no local.
O serviço de limpeza e varrição foi reforçado, estão sendo feitas melhorias nos 22 canteiros, com a troca das madeiras, podas e roçagem da grama, além da troca de lâmpadas. Fez parte deste processo, nesta semana, a lavagem hidráulica do calçadão e ruas transversais, além da manutenção do chafariz, que voltou a funcionar.
“Precisamos recuperar o Calçadão, pois ele representa o berço do nosso comércio. O resgate da região é fundamental para auxiliar o setor a se reerguer”, afirma o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva.
O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Henrique Fragoso (Ferreti), diz já perceber diferença nos cuidados com o espaço e relata o bom diálogo que os comerciantes têm com o governo municipal. “O diálogo está aberto e temos hoje voz. Tudo o que solicitamos ao Poder Executivo e as secretarias municipais têm sido cumprido. Mas temos consciência que as mudanças demandam tempo, contudo, temos sentido este respeito ao munícipe, que é o grande patrimônio de Macaé”, acredita.
Outras ações já estão sendo programadas pela Adjunta de Serviços Públicos, como a otimização da retirada dos lixos e entulhos dos comércios, pinturas diversas e jardinagem, além da lavagem hidráulica com desinfecção para o combate ao Covid-19.