logo

Serviços Públicos faz apelo à população contra furto de ralos e bueiros

12/12/2022 11:29:00 - Jornalista: Monica Torres

Ao final do mês de novembro, a equipe da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, responsável pelo conserto e troca de tampos de bueiros e ralos das vias públicas, fez uma grande força tarefa no bairro Parque Aeroporto e, em dois dias, foi necessária a recolocação de 17 grades de ralo.

Entre as ações da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos está o serviço de colocação e substituição de tampos de bueiros e ralos das vias públicas. Porém, um dos grandes problemas que o setor continua enfrentando na execução do trabalho é o constante furto destes materiais.

As equipes, em média, têm que recolocar 25 grades de ralo e dez tampões por semana, devido aos constantes roubos, em vez de alocarem em novas vias que precisam do material, como ressalta o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva, que reforça:


“Por favor, não venda nem compre tampos e grades de ralos e bueiros públicos. Este material tem sido furtado insistentemente por vândalos, o que vem causando grande transtorno à população, provocando acidentes e causando danos ao erário público. É o seu imposto que é investido em benfeitorias nos equipamentos públicos municipais”, informa.

 



As tampas, geralmente de metal, são furtadas visando venda a ferros velhos. Diariamente, equipes da Secretaria percorrem as ruas da cidade para verificar que locais precisam ser atendidos, tendo o cuidado de efetuar a reposição do material furtado para evitar acidentes nas vias públicas a motos, bicicletas, veículos e, sobretudo, a pedestres; além de atrapalhar o escoamento das águas de chuva, causando possíveis alagamentos.

Grade de ralo é aquele material retangular de ferro que é instalado no canto da rua, próximo às calçadas. Já o tampão de bueiro é o localizado, normalmente, no meio das vias públicas.

A Serviços Públicos, em parceria com a Procuradoria Geral do Município e a Ordem Pública, têm fiscalizado estabelecimentos. Assim, quem for pego vendendo os tampos e os gradis poderá ser preso e também terá que pagar multa.

Código Penal - De acordo com o Código Penal, se alguma empresa ou pessoa física comprar material furtado estará cometendo o crime de receptação. O delito é passível de prisão por um período de 2 a 8 anos, além de multa.

A população pode denunciar por meio da Ouvidoria, acionar as autoridades policiais (190) ou ainda pelo telefone (22) 2772-7400.