logo

Serviços Públicos realiza ações de limpeza na Nova Holanda

18/08/2008 17:10:48 - Jornalista: Tiago Ferreira

A Prefeitura de Macaé, através da secretaria executiva de Serviços Públicos, realizou na manhã desta segunda-feira (18) ações de limpeza urbana na comunidade da Nova Holanda, uma das mais carentes do município. A equipe da Semusp trabalhou no bairro durante todo o dia, com o apoio de uma retroescavadeira e um caminhão caçamba.

De acordo com o subsecretário de Serviços Públicos, Jonas de Siqueira César, está sendo feita a limpeza de ruas e canteiros, capina e a retirada de mato e de lixo. Ele frisou ainda que estas ações são rotineiras. Mesmo com a passagem dos caminhões de lixo, a limpeza de ruas, canteiros e praças acontece diariamente em toda a cidade, assim como nos distritos serranos.

- São ações de rotina e que não podem parar. Como a cidade vem crescendo a cada dia, a demanda de secretaria de Serviços Públicos também aumenta. Temos várias equipes espalhadas pelo município. Enquanto uma atende, por exemplo, as ruas do Centro, outras estão espalhadas pelos bairros, pelas comunidades mais distantes, buscando manter a cidade limpa. É um trabalho que muitas vezes as pessoas não percebem, embora nossos servidores estejam sempre uniformizados, mas que tem grande importância para a qualidade de vida da população - afirmou o subsecretário.

No início deste mês, foi realizado um mutirão no bairro, com a presença de diversas secretarias do governo. Entre as ações, ocorreu a limpeza de ruas e terrenos baldios, recuperação de paralelos, melhoria na iluminação pública, limpeza do canal, corte e poda de árvores e várias atividades da área de saúde. Outra ação realizada no Nova Holanda é a reconstrução, pela prefeitura, da ponte de pedestres, sobre o canal do Nova Holanda e ao lado da ponte de entrada do bairro.

Mais água

Além disso, a Nova Holanda já está recebendo a obra de expansão da rede de água, realizada pela Prefeitura de Macaé em parceria com a Nova Cedae. A rede antiga, que está cheia de buracos e subdimensionada, não atende mais ao crescimento do bairro. Estão sendo instaladas tubulações de 200 milímetros em PVC na rua principal. A nova rede está sendo estendida às outras ruas, garantido mais água à população.

A instalação da rede de expansão de água na comunidade começou a partir do ramal existente na Avenida Luiz Lírio, na Barra. Na primeira etapa, a nova rede foi pela Rua Aurélio da Silva até a ponte do bairro, seguindo daí à direita para a Rua Medeiros, indo até o final desta, fazendo também a instalação das tubulações nas ruas transversais. Da Rua Medeiros, seguindo pelo Ciep da Nova Holanda, a nova rede volta agora, na segunda etapa de obras, para o tronco principal pela Aurélio da Silva, para abastecer com água toda a Nova Holanda.

Falando sobre a situação atual de abastecimento de água no bairro, o secretário de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, disse que a nova rede vai acabar com o grave problema de falta de água na localidade, com a substituição da tubulação central de 150 milímetros, que não atende mais à demanda.

- Como em muitos outros locais da periferia, a Nova Holanda vivencia há anos a carência de água, que só chegava até agora à rua principal. Para não ficar sem água, a população instalou mangueiras na rede existente. Agora, a tubulação antiga está sendo substituída pela nova, com 200 milímetros, o que vai duplicar o abastecimento. A nova rede chegará a todas as transversais, garantindo água a todos os moradores - concluiu o secretário.