logo

Serviços Públicos realiza limpeza e obras de manutenção

04/11/2010 14:57:43 - Jornalista: Eliis Regina Nuffer

Foto: Kaná Manhães

Equipes estão limpando o Canal do Capote

Toneladas de gigogas estão sendo retiradas do Canal do Capote a fim de garantir a limpeza das áreas no seu entorno e também combater os mosquitos; a rede de galeria pluvial do Nova Macaé e Jardim Vitória está sendo recuperada e a praça do Hospital Público de Macaé (HPM) ganhou novo chafariz. São alguns dos trabalhos que estão sendo feitos pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semusp).

A informação foi passada pela secretária Carla Pimentel. Segundo ainda ela, o trabalho no Capote começou a ser feito manualmente, há cerca de 15 dias, mas a partir dessa quarta-feira (3) ganhou reforço de uma máquina cavadeira, de tipo agrícola, que garante mais agilidade na limpeza que é feita das 6h às 17h, de segunda a sexta-feira, em toda a extensão do canal, nos bairros Novo Botafogo e Aroeira até o final da Linha Verde.

A secretária explicou que a retirada das gigogas permite também o melhor escoamento da água do canal. Dez homens com ajuda ainda de uma retroescavadeira e um caminhão devem continuar por pelo menos mais uma semana no local, até que todo o canal esteja completamente limpo.

O trabalho de limpeza de canais e valões é repetido pela Prefeitura de Macaé em média três vezes por ano, já que as gigogas causam problemas ambientais devido a sua reprodução acelerada.

São plantas flutuantes que servem de abrigo natural para micro-organismos e habitat preferido para a procriação de mosquitos. De acordo com especialistas, em canais as gigogas são consideradas plantas daninhas, por isto precisam ser retiradas com frequência. Quando elas se decompõem, servem de alimento para os micro-organismos, causando ainda mais desequilíbrio ao meio ambiente. A decomposição dessas plantas também produz mau cheiro.

Melhorias em vários bairros

Os moradores dos bairros Nova Macaé e Jardim Vitória estão ganhando nova rede de galeria pluvial para facilitar a drenagem das águas das chuvas e evitar alagamentos. O trabalho conta com sete homens, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba.

A Semusp também reformou o chafariz na praça do Hospital Público Municipal (HPM) de onde foram retirados 30 caminhões de lama. Além disso, a praça ganhou novo aspecto com a limpeza promovida em todo o seu entorno, incluindo poda de árvores e remoção de entulhos.

No total, 25 homens estão executando a limpeza na praça do hospital e fazendo todo o paisagismo na área, que inclui também a construção de nova calçada para facilitar a passagem de pedestres.

Em Imbetiba, a Semusp também está recuperando a calçada em frente à sede da Petrobras, com seis homens trabalhando no local.

No Novo Cavaleiros, 23 homens com uma retroescavadeira e um caminhão fazem toda a limpeza e retirada de entulhos nas ruas e terrenos nas imediações das empresas instaladas no bairro.

No Sol y Mar, seis homens em seis caminhões trucks e uma pá mecânica também fazem a limpeza geral e remoção de entulhos.

No Parque Aeroporto, a Semusp está, na tarde desta quinta-feira (4), tapando um buraco à margem da ciclovia.

- Nossas equipes também fazem ronda por todo o município para ver onde precisa de serviço emergencial, mas a população pode contribuir informando onde existe área para limpeza ou pequenos reparos públicos, solicitou a secretária Carla Pimentel.

Quem quiser entrar em contato com a Semusp pode ligar para o telefone (22) 2772.2270, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A secretaria funciona à Rua Marechal Rondon, 390, Bairro Miramar.


Fotos Relacionadas