logo

Serviços Públicos realiza melhorias na Comunidade da Linha

29/06/2006 16:45:20 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretaria de Serviços Públicos (Semusp) concluiu a construção de uma área de lazer infantil na Comunidade da Linha, no bairro Cajueiros, onde instalou brinquedos de madeira próprios dos play-grounds das grandes cidades. Está programada a instalação de iluminação moderna, pavimentação de ruas de terra e instalação de nova rede de esgotos e águas pluviais, além de reformas de casas.

O secretário Delorme Ramos fala a respeito das obras. “O modelo a ser executado é o do Bairro Feliz. Os trabalhos mais complexos serão feitos em parceria com a secretaria municipal de Obras (Semob). Ouvimos a comunidade, e o prefeito Riverton Mussi determinou o atendimento das necessidades. É mais uma ação do governo em favor da inclusão sócio-ambiental no município”, declara Delorme.

O presidente da Associação de Moradores, Edson Luiz Cesário (Edinho), diz que a construção do parque infantil marca o início das obras de urbanização do local, a partir do levantamento das carências apresentadas por ele ao secretário, em recente reunião que contou com o representante da Ferrovia Centro Atlântica.

Segundo Edinho, na rua de terra paralela à linha, situada em frente à Avenida Fábio Franco, será instalado o manilhamento coletor da rede de esgotos e os canos das ruas e vielas terão diâmetro maior, além da instalação de uma rede coletora de águas pluviais. Em seguida, a rua será pavimentada.

- Para evitar inundação das casas, serão construídas calçadas com declive para facilitar a condução das águas pluviais ao novo manilhamento, que terá 50 cm de diâmetro, o que vai dar escoamento rápido com uma vazão de 2000 litros por minuto. As fachadas das casas serão reformadas; algumas, devido ao mau estado de conservação, passarão por obras em sua estrutura, conforme o desejo do prefeito. As laterais da linha férrea serão gramadas e receberão calçamento de pedras 40x40, formando caminhos”, informa.

Conforme o presidente, no lado da Rua Jandira Perlingeiro serão feitas as mesmas obras planejadas para a parte situada em frente à Linha Vermelha, com algumas variações. “Será erguido um muro de contenção, o gramado paralelo à linha férrea vai contar com mesas para recreação, as árvores serão podadas, as duas escadas de acesso às casas serão recuperadas. O acesso à rua Jandira contará com escadas e uma rampa sinuosa com inclinação média especial para deficientes, idosos e grávidas. As casas receberão o mesmo tratamento destinado à outra parte visitada”, anuncia Edinho.