Foto: Comunicação/Macaé – SEMA
Vicente Klonowski foi um dos cinco agraciados com honraria pelo Conselho Municipal em Macaé
O servidor da Secretaria de Ambiente, Vicente Stanislaw Klonowski, foi um dos cinco homenageados com um Diploma de Honra ao Mérito proposto pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Macaé. Em sessão realizada na quarta-feira (13), a honraria foi entregue às pessoas ou organizações que prestaram relevantes serviços ao meio ambiente de Macaé.
Filho da artista plástica Maria Klonowska, falecida em 2014, Vicente Klonowski é especialista em ações costeiras e equipamentos náuticos, mas, na Secretaria de Ambiente, atua no projeto de revitalização do Parque Atalaia, na Região Serrana.
Ele também participou na organização de campanhas de defesa das restingas da praia do Mar do Norte e do Pecado e viajou de caiaque do Rio Grande do Norte a Santa Catarina, com o objetivo de realizar o estudo etnográfico das populações de pescadores tradicionais e artesanais, estendendo uma campanha em defesa dos manguezais ao longo do litoral do Brasil.
A homenagem foi entregue a Vicente pelo presidente interino do Commads e subsecretário de Ambiente, Henrique Abrahão Charles, ao lado do Coordenador do Parque Atalaia, Alexandre Bezerra, e do Coordenador de Fauna Silvestres da Sema, Fernando Barreto.
"Poucas pessoas têm esta garra em proteger o meio ambiente como o Vicente. Precisamos unir forças e nos unir a esta luta", destacou o coordenador Alexandre Bezerra.
O homenageado destacou a importância de preservar o ambiente de Macaé e fez um convite aos cidadãos. “Temos uma diversidade de espécies gigante em Macaé, que está aqui pertinho da gente. Precisamos conhecer e preservar mais do que está a nossa volta”, enfatizou.
Além de Vicente Klonowski, o Conselho também prestou homenagem ao Engenheiro Florestal e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD), Paulo Sérgio Carvalho de Barcellos; o Plano de Desenvolvimento Sustentável Oswaldo de Oliveira; a ex-vereadora e ex-presidente da Agenda 21, Alba Corral (in memorian); e o ex-funcionário do Incra na cidade, Sílvio Maia (in memorian).