logo

Servidor Público é voluntário em Macaé

01/11/2007 16:04:39 - Jornalista: Waleska Freire

Uma inovação no serviço público é o trabalho voluntariado que a prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), está desenvolvendo. Das 40 horas de trabalho semanais, os funcionários dedicam seis horas para ministrar aulas na Escola de Informática. O secretário Guto Garcia coordena o sistema de divisão das horas de trabalho entre salas de aula e os setores, com foco na responsabilidade social como uma das ferramentas para levar informação para a população.

"O objetivo da secretaria é oferecer informação, conhecimento e formação para as comunidades através dos programas do Macaé Inteligente, como Fábrica da Cidadania e Casas Inteligentes, e dos cursos gratuitos da Escola de Informática", explicou.

A dedicação de parte da carga horária ao trabalho voluntário é pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente a Escola de Informática oferece 31 cursos gratuitos para a população de Macaé: Auxiliar de plataformista, Pintura industrial, Windows, Word, Excel, Internet, Power Point, HTML, Linux, Redes e Montagem de Manutenção de Micros, Comunicação sem medo, Telemarketing, Técnicas de Apresentação, Secretariado, Relação Interpessoal, Recepcionista de Hotel, Redação Objetiva, Matemática Básica, MS-Project, Mambembe Infantil, Monitor de Pontos Turísticos, Instalação Elétrica Predial, Inglês (adolescente e adulto), Inglês Infantil, Gestão de Prazos de Projeto, Interpretação e Expressão Corporal, Digitação, Administração do Tempo, Introdução à Filosofia e Direitos e Deveres do Consumidor. A maioria desses cursos é ministrada pelos funcionários voluntários. Já os cursos de informática são ministrados por monitores universitários do curso de Sistema de Informação da FEMASS.

O curso de Inglês infantil é o mais procurado atualmente. São duas turmas de 35 alunos cada. "A turma do curso de inglês vai terminar em meados de novembro. O horário na parte da tarde está cheio. As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras", informou Guto Garcia.

A Escola de Informática fica localizada na Rua Alfredo Backer, 363, Centro (próximo ao Corpo de Bombeiros), no horário das 8 às 17 horas. O telefone da escola é 2772-5077. Os candidatos aos cursos deverão estar munidos com a carteira de identidade ou CPF para o preenchimento da ficha de inscrição. Qualquer pessoa capacitada que esteja interessada em fazer um trabalho voluntário ministrando cursos pode procurar a secretaria, que fica na Rua Teixeira de Gouveia, Centro.