Servidores da Controladoria e da Guarda Municipal conquistam vagas da pós-graduação do TCE-RJ.

09/12/2010 16:17:48 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Kaná Manhães

Matheus e Sandro atuam na Controladoria

Das cinco vagas disponibilizadas para região Norte Fluminense do curso de pós-graduação em Gestão Pública Municipal da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), três foram conquistadas por servidores municipais de Macaé. As demais vagas foram para Carapebus e Cardoso Moreira. O curso foi iniciado na última sexta-feira (3), com duração aproximada de um ano através de aulas quinzenais, às sextas-feiras e aos sábados, das 9h às 18h, totalizando uma carga-horária de 408 horas/aula.

O subcontrolador geral da prefeitura de Macaé, José Manuel Garcia, conta que da Controladoria Geral do município, passaram dois funcionários que foram bastante estimulados por parte da secretaria através do programa de capacitação para servidores públicos e a terceira candidata, é da Guarda Municipal, e que todos são graduados em Ciências Contábeis.

- Nosso objetivo é formar um quadro de funcionários altamente qualificados, quebrando o paradigma da má qualificação e despreparo profissional dos servidores públicos municipais. É um orgulho para a prefeitura de Macaé a participação dessas pessoas num curso do nível da Escola de Contas e Gestão do TCE-RJ, destacou José Manuel.

O contador recém chegado à Controladoria Geral, Matheus Pereira Sardenberg, 26 anos, deseja que após a realização da pós-graduação tenha o reconhecimento diante do poder público municipal. Matheus lembrou que os servidores públicos devem estar sempre numa busca incessante por novos conhecimentos e aprimoramento do conhecimento já adquirido.

- Espero que o curso possa contribuir para uma melhor qualificação técnica dos municípios participantes, principalmente de Macaé, para que o nível do desenvolvimento do nosso trabalho aumente dia a dia nos setores públicos, ressaltou Matheus.

- A pós-graduação será muito importante para nossa carreira tanto na questão do crescimento profissional quanto na contribuição para o município, pois o corpo técnico do Tribunal de Contas é formado por especialistas altamente gabaritados para ministrarem as aulas na Escola de Contas e Gestão, destacou Sandro Valério Lopes Andrade, 38 anos, servidor municipal há quatros anos na Controladoria Geral.

A assistente administrativa da Guarda Municipal de Macaé, Ana Carla Rezende Vieira 48 anos, servidora há dez anos, também está com a expectativa de adquirir mais conhecimentos sobre as leis públicas de responsabilidade fiscal, mesmo estando em constante aprimoramento através dos cursos oferecidos pela prefeitura de Macaé.

- Quero ir até o final deste curso, mesmo com as dificuldades de deslocamento até Niterói, pois também é a chance que tenho de poder continuar a participar dos cursos do TCE-RJ que tem acontecido aqui em Macaé, como os realizados de agosto a outubro deste ano. Não posso perder esta oportunidade, pois se você se propõe a fazer algo, tem que ir até o fim, explica Ana Carla entusiasmada.

Sobre o curso

O curso tem por objetivo transmitir sólidos conhecimentos e visão completa das matérias que visam a aprofundar os institutos da Gestão Pública com ênfase no controle interno, colaborando com os municípios na formação de servidores que irão cuidar da elaboração do planejamento, do orçamento e da correta aplicação das verbas públicas.

O curso é dividido em quatro módulos: I - MÓDULO I (contextual – 16 h/a por disciplina): a) Políticas Públicas; b) Orçamento Público; c)Economia do Setor Público; d) Fundamentos de Direito Público; e) Lei de Responsabilidade Fiscal; II - MÓDULO II (organizacional/gerencial - 24 h/a por disciplina): a) Gestão Estratégica; b) Gestão de Pessoas; c) Gestão Pública na Era Digital: Governo Eletrônico; d) Elaboração, Análise e Avaliação de Projetos; e) Ética; III - módulo III (controle interno e gestão - 32 h/a por disciplina): a) Licitações e Contratos Administrativos; b) Instrumentos de Gestão Fiscal e Desenvolvimento Econômico Local; c) Administração de Pessoal; d) Controle Interno; e) Prestação de Contas; IV - módulo IV (metodologias - 24 h/a por disciplina): a) Metodologia do Ensino Superior; b) Metodologia da Pesquisa.

As disciplinas são ministradas por doutores, mestres e especialistas, servidores do TCE-RJ, que compõem o quadro de docentes da Escola de Contas e Gestão, sob a coordenação acadêmica do Mestre em Direito das Relações Econômicas/UGF, Pós-graduado em Direito Privado/UFF, Pós-Graduado em Direito da Administração Pública/UFF e Graduado em Ciências Jurídicas/PUC-Rio, Levy Pinto de Castro Filho.

A Escola de Contas e Gestão fica localizada na Avenida Jansen de Melo, n.º 03, 3º e 4º
Andares, Niterói, RJ.


Fotos Relacionadas