A programação será ministrada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Servidores da Prefeitura de Macaé vão participar do curso de Fundamentos de Letramento Racial. A programação, que será ministrada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vai abranger funcionários das secretarias operacionais já inscritas. A previsão é que a partir do mês de maio a capacitação seja oferecida na modalidade online.
A formação segue a Lei Ordinária nº 5.269/2024, que tem o objetivo de promover o conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira, bem como a prevenção do racismo no âmbito da gestão pública. O curso vai acontecer conforme cronograma específico agendado pelas secretarias. A organização irá apresentar questões voltadas para reflexões e olhares em torno da discriminação e o racismo estrutural. O objetivo é preparar servidores para que sejam multiplicadores de informações quanto às questões específicas ligadas à identidade e preconceito. A pasta já está em fase de elaboração do curso de Pós-Graduação em Letramento Racial.
Segundo a Secretária Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprigio, o letramento racial é o "carro chefe" para conscientização das pessoas.
"A finalidade é destacar a minimização e futuras reduções de casos de racismo e discriminação. Essa formação é de suma importância e continua como prática da política antirracista preconizada pelo município", salientou.
"Já temos 20 secretarias operacionais para receber o curso. A intenção é que cada vez mais os funcionários públicos municipais participantes saibam tratar de questões e situações específicas que envolvam o tema do racismo", pontuou, ao lado da subsecretária, Sheila Juvêncio.