A Prefeitura de Macaé, através de uma parceria entre a Secretaria Adjunta de Recursos Humanos e a Cruz Vermelha Brasileira, vai oferecer um curso básico gratuito de primeiros socorros aos servidores públicos municipais. O curso tem a duração de oito horas. O aluno aprovado receberá um certificado, válido em 180 países. A primeira capacitação será no próximo dia 21, exclusiva aos profissionais da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, na Casa do Servidor (Rua Doutor Francisco Portela, 702, no Centro), das 8h às 17h.
Uma reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (04), definiu os últimos detalhes do curso. "Os servidores estarão aptos a atuar em situações de emergência. E não só durante o trabalho, mas também num momento de lazer, numa viagem. O conhecimento será adquirido para salvar vidas", afirmou o Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino.
O presidente da Cruz Vermelha Brasileira Filial Macaé, Marcos Bouchorny, ressaltou a importância da qualificação. "O treinamento visa preparar os cidadãos para socorrer a uma pessoa em caso de necessidade", salientou, informando, ainda, que o curso será ministrado por instrutores capacitados pela instituição. Cada turma terá um mínimo de 15 alunos, podendo chegar a até 30 integrantes.
"Capacitando o servidor, você ajuda o município inteiro. Porque você está no shopping, no churrasco, num aniversário ou na rua e, se alguém passar mal, a pessoa capacitada poderá e saberá como ajudar", disse a médica do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Livia Martins Selem.