Servidores participam da XIX Sipat

22/12/2022 10:13:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Programação contou com a integração de diversos setores com orientações e compartilhamento de experiências

A XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Macaé foi encerrada nesta quarta-feira (21), no auditório do Paço Municipal. Com o tema: “A Atitude é Individual, mas a Segurança é Coletiva”, a programação contou com a integração de diversos servidores de secretarias operacionais, que receberam orientações e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, compartilhar experiências e participar de ações como ginástica laboral.

Ao abordar temas relevantes ligados à qualidade de vida e saúde emocional, física e mental, a XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho recebeu técnicos e especialistas que abordaram assuntos como: as causas mais comuns de acidentes de trabalho, prevenção e como evitá-las - doenças ocupacionais, noções básicas de combate a incêndio, suporte básico da vida, IST's, tabagismo, dentre outros fatores de risco para o trabalhador. Entre os temas destacados também estão “Racismo Institucional e Estrutural”, “Dengue, Chikungunya e Zika”, “Tabagismo – O hábito de fumar pode prejudicar a saúde” e “Suporte Básico de Vida”

Satisfeito, o presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Cipa), da Prefeitura de Macaé, Marcelo Oliveira, a Semana alcançou as expectativas com o comparecimento expressivo dos servidores. “É difícil agregar todos os servidores, mas este ano conseguimos mobilizar os que atuam em várias secretarias. Nosso foco é orientar e conscientizar sobre a saúde e não apenas a segurança no trabalho. É muito significativo ver o envolvimento e interesse dos servidores”, ressalta o presidente.

Para o próximo ano, Marcelo Oliveira anuncia que a proposta é voltar a levar a orientação da Comissão para as dependências das secretarias. “Anteriormente, a mobilização era descentralizada com encontros no auditório e junto aos setores. A meta é alcançar o maior número de servidores e tratar de maneira contínua temas como assédio, preconceito racial, homofobia e outras questões que podem afetar a saúde física ou emocional dos profissionais no ambiente de trabalho. A Cipa não deve apenas ser lembrada quando há algum acidente no setor, ou incêndio, por exemplo. Nós vivemos Saúde e Segurança do Trabalho 24 horas por dia, seja no trabalho, na rua, em casa",finaliza.

O servidor que quiser entrar em contato com a Cipa pode enviar ofício digital ou ligar para os números 2796-1792 ou 2762-9549 ou enviar e-mail para pmmcipa@gmail.com. Podem ser solicitadas vistorias, visitas técnicas, palestras específicas e orientações.


Fotos Relacionadas