Servidores recebem certificado para conduzir pequenas embarcações em serviço

29/11/2013 16:55:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Guga Malheiros

Certificado e carteira de habilitação foram entregues nesta sexta aos servidores municipais que fizeram o Curso Especial para Tripulação de Embarcações

A Marinha do Brasil entregou nesta sexta-feira (29) aos servidores municipais aprovados no Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), o certificado e a carteira de habilitação que os autoriza a guiar as embarcações em serviço.


O curso foi realizado pela Delegacia da Capitania dos Portos em Macaé, por solicitação da Prefeitura, com o objetivo de qualificar o aluno para tripular ou conduzir pequenas embarcações de até 6m de comprimento, de órgãos públicos que utilizam barcos para suas atividades.

O treinamento teve a proposta de aprimorar as atividades de gerenciamento costeiro, realizadas pela Secretaria de Ambiente e também as ações de proteção e salvamento realizadas pela Coordenadoria de Defesa Civil e Guarda Ambiental, proporcionando a qualificação para efetivar operações com maior segurança em atividades vinculadas tanto ao mar quanto aos rios e lagoas pertencentes ao município.

De acordo com o secretário de Ambiente, Guilherme Sardenberg Barreto, o curso atende à necessidade do governo municipal de garantir a capacitação técnica permanente dos servidores municipais.

“Estamos também em conversa constante com a Secretaria do Patrimônio da União e com a Marinha do Brasil para possibilitarmos a gestão do Arquipélago de Sant’Anna pelo município, fomentando tanto a pesquisa quanto o turismo, e para tanto precisamos de profissionais qualificados”, destacou.

Para o capitão de fragata, Luis Fernando Baioneta Flammarion, delegado da Capitania dos Portos de Macaé, a Marinha do Brasil vê com bons olhos a disposição do governo municipal em ter sua equipe capacitada para ações náuticas.

“Esse apoio fará com que a preservação ambiental, gerenciamento costeiro e ações de salvamento possam ter ainda mais profissionais com conhecimento para atuarem em parceria com a Marinha do Brasil, caso necessário”, explicou.

Foram 23 aprovados, entre servidores da Secretaria de Ambiente, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Nupem/UFRJ, Guarda Ambiental e Defesa Civil Municipal. A parte teórica do curso abordou a nomenclatura da embarcação, legislação, manobra da embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, comunicações, estabilidade, meteorologia, navegação, motor propulsor que

aconteceu no Nupem/UFRJ e a Aula Prática a Bordo de Embarcação, foi realizada no Iate Clube de Macaé.