logo

Servidores se capacitam no I Seminário de Diversidade e Inclusão

22/05/2013 11:35:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Juranir Badaró

Respeito às diferenças é tema de palestras promovidas na prefeitura

 Representantes de diversas secretarias e fundações municipais, da Agenda 21, além da Polícia Militar, estiveram presentes na tarde desta terça-feira (21), no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório, Centro, para assistirem às palestras para orientação dos servidores do município para o trato com a diversidade e para o respeito às diferenças.

 O encontro foi aberto pelo vídeo clip “Ser Diferente é Normal”, com Preta e Gilberto Gil. Em seguida o vice-prefeito, Danilo Funke, afirmou que o governo municipal se compromete com a promoção da igualdade social através da forma como são tratados os fatos cotidianos. “É papel do estado o empenho para intervir na sociedade para a sua humanização, um ponto fundamental nas relações entre o poder público e o cidadão”, diz.

As palestras tiveram a duração aproximada de 15 minutos. Todas enfocaram a atenção e o respeito ao cidadão. Os gestores municipais ressaltaram o perfil do município, que recebe migrantes de diversas regiões e de outros países, com diferenças culturais, religiosas, étnicas, entre outras.

Ministraram as palestras a coordenadora de Igualdade Racial, Zoraia Dias, com o tema "Ação afirmativa e diversidade: um olhar humano e transformador"; o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura, Paulo de Tarso, que tratou da "Proteção e respeito à diversidade cultural", a artista plástica, Beth Medeiros; o servidor do Cemeaes, Antônio Taveira, com o tema "Inclusão das minorias a partir da sensibilidade com as diferenças" e o coordenador Geral de Postura, Mauro Gonçalves Pinho.

Um dos focos das explanações foi a garantia dos direitos. Foi feito também um convite aos presentes para que voltassem o olhar para as necessidades sociais da população que vive nas ruas. Ainda o Plano Nacional de Cultura, Lei 12.343/2010, foi apresentado.