logo

Sessão Matinê prossegue neste sábado

01/12/2010 16:13:49 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A série brasileira Vila Sésamo (década de 70), o desenho animado Speed Racer (dessa mesma década) e a antológica série "Daniel Boone", que também passou na televisão, mas nos anos 60 e 70, serão exibidos na Sessão Matinê, no Solar dos Mellos, no próximo sábado (4), às 16h. É o Cine Semaph resgatando história e cultura para adultos e crianças poderem assistir gratuitamente filmes antigos que fizeram parte da vida de toda uma geração. O Solar fica na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade.

Para o coordenador do Cine Semaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, a Sessão Matinê valoriza a memória de pais que curtiram esses filmes em sua infância e proporciona que filhos conheçam os filmes que os mais velhos assistiram. O projeto ocorre paralelamente à exposição Meus Brinquedos Antigos, que segue até o Natal no Solar.

Vila Sésamo (serie brasileira)

- O seriado infantil começou a ser transmitido em 12 de outubro de 1972. Na época, a Rede Cultura e a Rede Globo estavam bastante interessadas em adaptar o famoso programa norte-americano, “Sesame Street”. Como a Rede Globo inicialmente não tinha estúdios para filmar o seriado, foi criada uma parceria entre as emissoras. Eis o motivo de Vila Sésamo ter sido exibida pelas duas emissoras até 1974, quando a TV Globo assumiu totalmente a produção do programa.

O programa trazia noções educativas para as crianças, mas de um modo que não fosse chato, que mesclava a educação com a diversão e uma boa dose de humor. O cenário, era uma vila onde pessoas e bonecos conviviam com crianças. Ao longo das três fases do programa, eram abordados temas diferentes como as letras, os números, as cores,a higiene, o respeito no trânsito, e outros. Tudo isso acompanhado de desenhos animados e canções compostas pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Speed Racer

O desenho “Speed Racer” foi adaptado do mangá “Mach Go Go Go” criado por Tatsuo Yoshida que narrava as aventuras de Go Mifune, um destemido piloto de corrida e seu carro cheio de truques. O sucesso do mangá foi tão grande que Yoshida e seus irmãos compraram um estúdio de animação, batizado de Tatsunoko Studios.

Em 1967 os quadrinhos de "Mach Go Go Go" viraram uma série animada de 52 episódios pelos Tatsunoko Studios. Seu sucesso mediano no Japão chamou a atenção da uma produtora americana, que ainda no final de 1967 levou o desenho para os Estados Unidos onde virou um autêntico fenômeno e foi incorporado à cultura pop americana, sendo, é claro, adaptado para o público norte americano.

Daniel Boone (seriado americano de1964)

- “Daniel Boone” foi uma das séries de TV pioneiras a falar sobre os colonizadores norte-americanos. Na época em que foi lançado, o filme surpreendeu a todos e transformou-se em um grande sucesso em pouco tempo de exibição, competindo de igual para igual com outras séries como Batman e Os Monstros. A série era centrada na vida dos pioneiros americanos e era uma apologia à pureza dos antigos valores norte-americanos. Discutia também a relação entre o homem branco com os índios e os métodos utilizados para que os territórios pudessem ser conquistados. Ainda nesse cenário encontravam-se famílias em busca de uma vida melhor, caçadores de recompensas e de peles, oportunistas que tentavam vender armas aos índios e que ao mesmo tempo destruíam suas casas.