Setor de saneamento expande atendimentos

18/02/2005 18:45:59 - Jornalista:

O setor de Saneamento, da secretaria municipal de Serviços Públicos, realizou de 1º a 12 de janeiro 375 atendimentos. Segundo o chefe do setor, Sérgio Bizzo, foram desobstruções de rede de esgoto, consertos da rede, limpezas de fossas, atendimentos sociais, além de pequenos reparos como o feito na rua das Laranjeiras, no centro, onde foram colocados 60 metros de rede de esgoto.

O setor também cuida da manutenção permanente das bocas-de -lobo e bueiros. “Há duas equipes fazendo esses serviços”, diz Sérgio Bizzo. O setor faz em média 100 atendimentos, divididos em limpeza de fossas e desobstruções. Bairros como Aroeira, Campo D’Oeste, Costa do Sol, Praia Campista, Parque Valentina Miranda já foram atendidos pela secretaria.

Bizzo explica que após a execução do serviço, o morador que solicitou o trabalho, assina o requerimento emitido pela secretaria de Serviços Públicos, atestando a realização do mesmo. A secretaria está atuando em vários pontos da cidade como na rua Principal, em Imboassica; na rua Teixeira de Gouveia, no centro; no Lagomar e na Nova Esperança. Nestes dois últimos bairros, foi colocada à disposição dos moradores dois caminhões para limpeza de fossas residenciais. “Esse serviço também vai ser estendido aos demais bairros”, explica Bizzo.

De acordo com ele, nos bairros Aeroporto, Malvina e Nova Holanda, oito caminhões estão fazendo o trabalho de desobstrução da rede. “Já conseguimos resolver 90% dos casos”, comemora o chefe do setor. Os pedidos, conforme Bizzo, são feitos pelo morador, na própria secretaria, ou enviados pelos presidentes das associações de moradores.

O setor atende ainda prédios da municipalidade como escolas, creches e postos médico. Alguns atendimentos chegam a ser realizados até duas vezes por semana. Na próxima segunda-feira, além dos atendimentos de rotina, uma equipe estará na rua Maestro Villas Lobos, no bairro jardim Santo Antônio. Lá, vai ser trocada a rede de esgoto por uma nova. “Ela está muito danificada e vamos substitui-la”, comenta Bizzo, adiantando que serão colocados 15 metros de rede de esgoto.

Segundo Sérgio, nos próximos meses será possível fazer um levantamento dos bairros com maior demanda. “Estamos estruturando o setor para isso”, declarou Bizzo. Para ele, os resultados positivos que a secretaria tem tido, só foi possível graças ao suporte dado pelo atual secretario Delorme Ramos.