O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério Municipal (PCCV) passou por novas discussões para ajustes no texto do documento, incluindo as proposições do magistério municipal. Além da Plenária Ampliada do Fórum Permanente de Educação, que aconteceu na quarta-feira (15), no auditório do Sesi, os coordenadores do PCCV realizaram mais um encontro por Setor Administrativo na sexta-feira (17), quando acolheram as propostas dos profissionais que atuam nas unidades escolares que compõem o Setor Vermelho.
A proposta é que a discussão nos pólos sirva para produzir documentos, que se juntarão ao material produzido durante o Fórum para discussão na Comissão. Nos próximos meses serão consolidados dez documentos junto à Comissão para que já em outubro, mês do professor, o plano esteja aprovado pela Comissão do PCCV a fim de que seja encaminhado à votação na Câmara de Vereadores e possa vigorar a partir de 2012.
- Tenho certeza de que da forma como estamos conduzindo os encontros nos nove pólos que estão discutindo o documento, assim como foi no Fórum, teremos o PCCV construído da forma mais democrática. Todos os encaminhamentos são de grande contribuição, já que assim podemos escutar as proposições dos educadores envolvidos neste plano de valorização dos profissionais da Educação, disse o secretário de Educação do município, Guto Garcia.
Durante o encontro realizado no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, os representantes das escolas do Setor Vermelho puderam apresentar sugestões de mudança, acréscimo e supressão no texto do PCCV, para que assim possam contribuir na composição do documento definitivo que será enviado para a comissão presidida pela secretária de Administração, Carla Mussi.
- Vivemos um momento histórico para a categoria e temos que ser muito cautelosos e criteriosos nas discussões e nas escolhas que serão feitas neste processo de composição do PCCV, disse um dos coordenadores do plano José Augusto Aguiar.
Além das reuniões já realizadas nos setores Azul, Amarelo e Vermelho, os representantes das escolas do Setor Vinho se reunirão na próxima quarta-feira (22), na Escola Elza Ibrahim; os do Setor Verde, no dia 29, no Colégio Municipal Aroeira; e os do Setor Marrom, no dia 30, no Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro. Todas as reuniões estão marcadas para as 14h.
Em julho, os coordenadores estarão na região serrana conforme o seguinte cronograma: no dia 1º, acontecem as discussões do Setor Bege, no Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges; dia 6, as do Laranja, no Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin; e dia 7 as do Cinza, no Colégio Municipal do Sana. No dia 8, às 9h, a reunião será na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
- A realização do fórum e dos encontros por polos servem como instâncias a mais para se discutir o PCCV e cumprir o desejo da Secretaria de Educação de construir o melhor Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério do estado. Tudo através de um processo democrático, finalizou o também coordenador do PCCV Sol Grey.