Foto: Bruno Campos
Skatistas participaram da 2ª Etapa do Circuito Macaense de Skate realizado neste domingo, no Parque da Cidade
Cerca de 200 skatistas tomaram o Parque da Cidade, neste domingo (3), para disputa da 2ª Etapa do Circuito Macaense de Skate, válido também pela III Etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro. O evento realizado pela Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), teve como objetivo estimular a prática esportiva da modalidade que possui mais de 4 milhões de praticantes no país.
Buscando recriar um ambiente de rua com corrimãos, bancos, rampas e escadas, o Parque da Cidade foi o cenário perfeito para realização do campeonato. De acordo com a organização, a modalidade “street”, como é chamada, traz a originalidade e as raízes do skate de rua.
Para Leonardo Macaé, skatista que disputa o circuito profissional e organizador da etapa, os elogios de competidores e da federação revelam o sucesso da competição. “O campeonato superou as nossas expectativas com a presença de competidores de Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Teresópolis, Búzios e várias cidades do Estado do Rio. O nível dos atletas, toda estrutura montada, incluindo premiação foram pontos de destaque do evento. Ficamos felizes em ver a quantidade de praticantes e amantes do skate neste dia de celebração do nosso esporte”, declarou.
A competição foi disputada com sistemas de baterias eliminatórias em cinco categorias. No Infantil, João Suisso garantiu o lugar mais alto do pódio, seguido por Kaio Vinícius e Lucas Silva. Já no Mirim, destaque para Miqueias de Paula, com Vitor Lima, em segundo, e Pablo Florêncio, em terceiro.
Entre os Iniciantes, Marcelo Damazio garantiu o ouro na etapa. Yan Ramos e Yuri Silva ficaram com prata e bronze, respectivamente. Na Master, Rafael Akuma não deu chances aos adversários, com Nicolas Grilo, em segundo e Renato Bigode, em terceiro. Finalizando o dia de competições, com um show de manobras radicais, no Amador, Lucas Diniz garantiu a primeira colocação, acompanhado por David Santos e João Henrique.
Mesmo com a presença em maior número de competidores masculinos, muitas mulheres participaram da etapa. Entre elas, a jovem Lorena Campos, 17, praticante do skate há dois anos. “Mesmo disputando contra os homens, o que dificulta, sabemos que o skate é muito mais uma diversão que uma competição. A etapa foi ótima e já estamos na expectativa por mais eventos como este”, disse a skatista.
Presente no evento, o presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, ressaltou a importância de campeonatos como este. “A prática esportiva além de saudável permite a integração que vimos neste campeonato. Crianças, jovens, adultos, meninos e meninas e, principalmente, famílias reunidas em torno do esporte. Buscamos a valorização do skate assim como das outras modalidades. Mais que isso, queremos resgatar o espaço público como é o Parque da Cidade e prestigiar toda sociedade”, destacou o presidente.