Simpósio do Programa de História Afro-brasileira e Indígena nas Escolas é realizado na Cidade Universitária

01/12/2023 14:51:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Ana Chaffin

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório Marielle Franco, Bloco D, Cidade Universitária

O II Simpósio do Programa de História Afro-brasileira e Indígena nas Escolas foi realizado pela Secretaria de Educação na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório Marielle Franco, na Cidade Universitária, que teve como tema: “Das Terras Africanas não a História Sem Nós”. O objetivo do encontro foi abordar a cultura de antirracismo nas escolas municipais. O evento contou com as palestras da mestranda em Meio Ambiente, Graziela Heguedusch e do Doutor em História Social, Artur Soffiati Neto.

O secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, explica que esse encontro tem a finalidade de atualizar os profissionais da educação em como lidar com a questão antirracista no ambiente escolar. Por esse motivo, ele destaca a importância de informar sobre as Políticas Públicas Antirracistas no país.

“Nós temos projetos em nossa secretaria que têm o objetivo de trabalhar o tema com alunos e profissionais da educação, como o Nutriafro, Caderno de Educação Antirracista e ainda o Núcleo de Educação Para Formação de Professores”, informou.

Ele acrescentou também que o evento contou com a premiação de 16 escolas que participaram de um edital aberto pela Secretaria de Educação que teve a finalidade de incentivar as unidades escolares a prática antirracista no ambiente escolar.

“Todas as escolas receberão um Selo Escola Antirracista pelo fato de terem apresentado os projetos com práticas nas suas unidades”, concluiu.


Fotos Relacionadas