Criado para fomentar a produção científica, o Centro de Estudos Dr. Manoel do Carmo Losada, do Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé, realizará no dia 30 de março o simpósio “O grande queimado – experiência do HPM”. O evento faz parte das comemorações de aniversário de inauguração do hospital e acontece a partir das 20h no auditório do Hotel San Diego.
Segundo o diretor técnico do HPM, o cirurgião plástico Luiz Porto, o atendimento de pacientes vítimas de queimadura no hospital é realizado através de uma equipe multidisciplinar. “Os pacientes considerados como grande queimados necessitas de cuidados de terapia intensiva, cirurgia plástica, nutrição, fisioterapia e apoio psicológico”, explicou.
Ele acrescenta que, nestes três anos de funcionamento o HPM tem cumprido com sucesso as expectativas de um tratamento adequado e digno aos pacientes vítimas de queimadura. “O tratamento do grande queimado é altamente complexo e exige muito de todos os profissionais envolvidos. É necessária atualização constante de conhecimento e experiência profissional, talvez essa seja uma das situações clínicas onde o paciente é submetido ao maior dos sofrimentos, se comparados a outras situações”, revelou.
Inscrição - O evento será destinado aos profissionais de saúde e estudantes. O tema será discutido em três módulos: Abordagem clínica do paciente, Cirúrgica e Apoio psicoterápico.
As inscrições podem ser feitas através do telefone (22) 2773-0061, ramal 203, ou no site oficial da Prefeitura (www. macae.rj.gov.br).
Programação:
20h – Abertura
20h30 Mesa Redonda
- O grande queimado – Experiência do HPM
Moderador: Luiz Porto
*Manejo na terapia intensiva
Palestrante: Joel Tavares Passos
*Manejo do Centro Cirúrgico
Palestrante: Maurício Clímaco
*Apoio à família
Palestrante: Maria do Carmo Malatesta