logo

Simpósio sobre tecnologia da informação busca igualdade no acesso a informação

31/08/2006 17:16:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Visando a melhoria e a agilidade no atendimento aos usuários do sistema de saúde em Macaé, foi realizado na tarde desta quinta-feira (31), no auditório da Associação Médica o Simpósio de Tecnologia da Informação em Saúde. O evento que foi realizado pelo Hospital Público Municipal (HPM), através do Centro de Estudos Dr. Manoel do Carmo Losada, contou com a parceria da secretaria de Saúde e o Hospital Unimed.

Durante a abertura o coordenador do evento, o médico Luiz Vale, fez uma rápida explanação sobre o tema do simpósio, onde seria discutido sobre as várias ferramentas tecnológicas para se atingir um melhor gerenciamento dos documentos gerados nas instituições de saúde. Ele citou como exemplo o prontuário eletrônico e a certificação digital.

Vale acrescenta que devido ao constante volume de informações, que são difundidas pelos seus respectivos meios, surge a necessidade de melhor gerenciamento dessas informações, de forma que as mesmas possam contribuir para melhor gestão do conhecimento.

O secretário de saúde, Fernando Diogo ressaltou a relevância da atualização constante dos profissionais da área de informação. “Na secretaria de Saúde utilizamos 25 sistemas de informação que são usados para alimentar a rede de dados do Ministério da Saúde”, completou.

Integrante da mesa de abertura o secretário de Comunicação, Romulo Campos, que representou o prefeito Riverton Mussi, falou da importância do evento e que os participantes transformem todo o conhecimento em benefício da população. Ele acrescentou que no Plano Diretor do município foi incorporado um sistema de informação que diminuirá a lacuna social existente.

Também estiveram presentes o responsável pelo Departamento Cientifico da Associação Médica, o médico Manoel Ângelo Raposo, o diretor do Hospital Unimed, Carlos Machado Santana e representando a secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado. O evento foi apresentado pelo assessor especial da secretaria de Comunicação Social, Décio Braga.

Com a visão de especialistas no assunto, os participantes puderam trocar experiências e saíram de lá com o compromisso pela busca da eqüidade no acesso à informação e ao conhecimento científico, condição essencial para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos indivíduos.