Ser o mais realista possível para sensibilizar a população. O vídeo viralizou rapidamente e muitas pessoas pensaram tratar-se de um acidente de verdade! A simulação do acidente entre uma motocicleta e um veículo da Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana chamou a atenção de todos que passavam pelo Centro ou viram o vídeo que circulou pela internet, na tarde de quarta-feira (21). Esse era o objetivo da ação, sensibilizar as pessoas para a campanha de fim de ano voltada para a prevenção e redução de acidentes de trânsito em Macaé.
A campanha, promovida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da secretaria, começou neste mês e segue até final de janeiro. Já havia chamado a atenção da população a exposição de carros acidentados, acompanhados de outdoors que contam as suas histórias impactantes, em três pontos da cidade. A estratégia é sensibilizar a população.
“Acreditamos que o propósito está sendo atingido. Temos certeza que esses tipos de ações valem a pena para conscientizar mais as pessoas sobre a importância do respeito às regras de trânsito. A redução dos acidentes é o principal objetivo de fazermos essas campanhas”, explica o coordenador e agente de trânsito, Leandro Aracati, que foi o personagem da cena. Toda ação foi feita respeitando as medidas de segurança e utilização de equipamentos de proteção.
Outras ações vão acontecer durante a campanha, como as Blitzen Educativas, panfletagem e palestras em empresas. A equipe também leva a Escolinha de Trânsito nas ações do Macaé Presente promovida pela Prefeitura de Macaé, nos bairros do município.