Simulado de incêndio é realizado no Jacyra Duval

Nov 24, 2023 9:02:00 AM - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Professores, equipe de apoio e estudantes foram orientados como agir em caso de incêndio

Agentes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil estiveram na tarde desta quinta-feira (23) na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, no bairro Novo Cavaleiros, para realizar um simulado de incêndio. O objetivo foi preparar professores, equipe de apoio e os estudantes como agir em uma situação real.


"Preparar as pessoas para lidar em situações de emergência é um dos pilares da Defesa Civil, essas ações contribuem para de que, maneira geral, possamos construir o ambiente escolar, comunidades e a nossa cidade mais resiliente", destacou o secretário de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus

O simulado foi coordenado pelos os agentes da Defesa Civil, Stenio Vieira e Régis Lima. Eles informaram que a ação faz parte do Programa Defesa Civil nas Escolas.

“Já realizamos o simulado no Colégio Municipal do Sana e, em breve, estaremos em outras unidades. A atividade consiste em um incêndio com fumaça, onde tocamos a sirene como alerta para que todos os estudantes, professores e ainda a equipe de apoio da escola possam sair do local de perigo de forma ordenada”, explicou Régis.

Ele acrescentou que o simulado realizado na tarde desta quinta-feira (23) contou com a participação da equipe de voluntários formada pela Secretaria Adjunta de Defesa Civil.

Para a diretora da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, Ângela Costa, o simulado é muito importante para toda a equipe. “É a primeira vez que recebemos um treinamento como esse em nossa unidade que, no período da tarde, atende em média 300 estudantes do 1º ao 5º ano. É muito importante para todos saber como agir e para não atuar com desespero e correria”, ressaltou.

No final do simulado os estudantes foram para fora da unidade escolar formando uma fila onde receberam as últimas orientações dos agentes da Defesa Civil.

O agente Régis Lima informou a todos que o simulado durou 3m11s, o que segundo ele, foi um bom tempo. “Todos estão de parabéns. Esperamos que não haja necessidade de utilizar esse treinamento, mas, caso haja, vocês saberão como se comportar”, concluiu.


Fotos Relacionadas