Sinjuv e Semed juntas na prevenção para uma vida saudável

01/09/2006 17:11:08 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria da Infância e da Juventude (Sinjuv), em parceria com a secretaria de Educação (Semed), elabora o cronograma de palestras para os alunos da rede municipal, onde enfatiza a Campanha contra a venda e o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco para crianças e adolescentes e os riscos para a saúde.

Recentemente, uma equipe da Sinjuv realizou um mutirão educativo nos bares e restaurantes da orla dos Cavaleiros, pregando cartazes e orientando os proprietários e clientes sobre a importância da prevenção e os cuidados que todos devem ter sobre os malefícios causados pelo uso de bebida alcoólica e tabaco.

O secretário da Sinjuv, Julio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, lembra que a secretaria não é um órgão fiscalizador, mas que prima e trabalha com a prevenção. “A receptividade dos comerciantes foi gratificante. Agora, vamos às escolas, pois sempre é bom alertar os jovens sobre os riscos causados pelo uso das drogas e as formas de prevenção para uma vida saudável”, diz.

O secretário acrescenta que na adolescência o consumo de álcool é ainda mais grave que na fase adulta. “O fígado só produz as enzimas que metabolizam o álcool a partir dos 17 anos de idade, isto quer dizer que nos adolescentes o álcool fica na circulação sanguínea por vários dias, acostumando o organismo à presença do mesmo, aumentando em 80% a chance de um adolescente tornar-se alcoólatra”, esclarece.