A secretaria da Infância e da Juventude (Sinjuv) intensifica a Campanha contra a venda de bebidas alcoólicas para menores nos bares e restaurantes da cidade. Nesta sexta-feira (18), a equipe atua na orla da praia dos Cavaleiros, a partir das 21h, orientando proprietários e garçons, afixando cartazes e distribuindo folhetos.
O secretário da Sinjuv, Julio César de Barros, o Julinho do Aeroporto lembra que a secretaria não é um órgão fiscalizador, mas prima e trabalha com a prevenção. ”Nosso objetivo é conscientizar os pais de que não devem incentivar seus filhos a beber e orientar os comerciantes que a venda de bebida alcoólica a crianças e adolescentes é crime previsto no Código Penal Brasileiro”, disse.
De acordo com a assessora do Sinjuv, Clarinda Eloá, a campanha também é realizada nas escolas e instituições que atendem aos jovens. A Campanha contra a venda de bebidas alcoólicas para menores foi lançada durante a 27ª Exposição Agropecuária e Industrial de Macaé.
O secretário acrescentou que na adolescência o consumo de álcool é ainda mais grave que na fase adulta. “O fígado só produz as enzimas que metabolizam o álcool a partir dos 17 anos de idade. Isto quer dizer que nos adolescentes o álcool fica na circulação sanguínea por vários dias, acostumando o organismo à presença do mesmo, aumentando em 80% a chance dele tornar-se alcoólatra”, esclareceu.