logo

Sinjuv promove campanha anual de combate ao alcoolismo infanto-juvenil

10/10/2007 14:04:19 - Jornalista: Equipe Secom

A equipe da Secretaria Executiva da Infância e Juventude (Sinjuv) saiu em campo na promoção da Campanha Anual de Combate ao Alcoolismo Infanto-juvenil, com abordagens nas escolas da rede pública de ensino e às sextas-feiras nos bares e restaurantes da cidade que comercializam bebidas alcoólicas.

O secretário Júlio César de Barros destaca a importância da campanha pelo fato de esclarecer e enfatizar os dados e conseqüências do consumo de álcool. “É comprovado que quem bebe com menos de 18 anos tem 80% de chance de se tornar alcoólatra. Beber é uma cilada e os jovens precisam ter consciência dos riscos”, declarou Julinho.

A campanha tem cunho educativo e até o final deste ano acontecerá nas unidades de ensino, prosseguindo durante em 2008. Monitores dos Alcoólicos Anônimos de Macaé colaboram no trabalho realizando palestras de 20 minutos em salas de aula.

Na abordagem ao público alvo, crianças e jovens, são passadas informações quanto aos riscos e dados no consumo de bebidas alcoólicas. Material explicativo é entregue trazendo informações sobre danos causados ao fígado e a moral da pessoa que bebe além da conta. O folder da campanha, que frisa o slogan “Sabe o que não vai bombar este ano? Álcool – Tô Fora!” informa a existência da Lei nº 9.294/96, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

A Secretaria Executiva da Infância e Juventude, órgão vinculado à Secretaria Especial de Desenvolvimento Social e Humano, promove esta campanha anualmente e o secretário Julinho enfatiza a necessidade de atuação junto aos bares e restaurante para que os responsáveis tenham ciência da ilegalidade que é vender bebidas para menores de 18 anos.

- O esclarecimento é necessário e sempre oportuno. Buscamos fortalecer o assunto nesta época do ano tendo em vista a proximidade das férias escolares, quando as crianças e jovens têm mais tempo para o lazer, ficando mais suscetíveis ao ingresso no vício – disse. A Secretaria Executiva da Infância e Juventude fica na Rua José Bruno Azevedo, 99 – Centro.