logo

Sistema de Garantia de Crédito estará disponível em até 60 dias

26/08/2011 15:53:29 - Jornalista: Catarina Brust

Em até 60 dias o Sistema de Garantia de Crédito (SGC) já deverá estar funcionando, permitindo aos micro, pequenos e médios empresários melhor acesso à financiamentos. Após a constituição jurídica da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) da SGC pelo Ministério da Justiça, no mês passado, o conselho administrativo e financeiro se reuniu esta semana (24), no Senai para repassar a documentação necessária ao Sebrae nacional para a obtenção de R$ 2 mi que farão parte do fundo garantidor.

- Esta é uma conquista que começou há três anos e se consolida agora com a liberação da Oscip e a entregue dos documentos para a obtenção dos R$ 2 milhões prometidos pelo Sebrae nacional. Agradecemos ao Prefeito Riverton Mussi que não poupou esforços nestes anos para ver no município funcionando mais esta instituição que, além da Delegacia da Jucerja (Secretaria Municipal de Fazenda) e do licenciamento ambiental (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), transforma Macaé como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro para se fazer negócio – comemora o presidente do Fumdec, Francisco Navega.

A agência do escritório local da Sociedade de Garantia de Crédito vai funcionar na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O objetivo é oferecer garantias financeiras para micro e pequenas empresas de todos os segmentos empresariais de Macaé e região, oportunizando créditos das redes bancárias comerciais locais com taxas de juros menores e prazos de pagamentos maiores. O SGC irá garantir o pagamento dos investimentos aprovados, praticamente exterminando a inadimplência.

- Em virtude do crescimento exponencial de Macaé visto na última década, com esta ferramenta de apoio ao crédito teremos a oportunidade de melhorar o ambiente de negócios em nossa cidade, dando oportunidade para as empresas que aqui nasceram ou que aqui empreendem melhorar a sua gama de negócios com os dois maiores compradores locais: Prefeitura de Macaé e Petrobras UO-BC. Isso vai fortalecer a geração de renda e emprego a todos os cidadãos macaenses – completa o presidente do Fumdec.

Navega também ressalta que para o projeto ser desenvolvido foi fundamental o apoio da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Sebrae nacional e RJ, Acim, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que juntamente com outras instituições empresariais e cidades vizinhas como Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras farão parte do sistema.

- A Sociedade de Garantia de Crédito chega para dar condições de subsídios de crédito As empresas contribuirão para ser sócios da SGC e a partir deste momento o aval e garantias serão substituídos ao tomador do recurso, possibilitando que o risco para o banco seja zero – completa Francisco Navega.

Outro objetivo da SGC é alavancar o desenvolvimento da região, dando ao micro, pequeno e médio empresário a mesma oportunidade que as grandes empresas têm.

Sociedade de Garantia de Crédito

As SGCs são instituições formadas pela iniciativa empresarial com objetivo de prestar serviços de concessão de garantias complementares e assessoria técnica aos seus associados. São formadas eminentemente por micro e pequenas empresas que buscam aumentar seu poder de barganha por meio do associativismo com as instituições financeiras, melhorando, assim, suas condições de acesso a financiamentos.

As comunidades onde são implantadas as Sociedades de Garantia de Crédito também se beneficiam com o desenvolvimento econômico e social, geração de emprego e renda, aumento do número de empresas e aumento de investimentos na região.