Foto: Kaná Manhães
Parceiria entre município, estado e Petrobras, Centro é responsável pela gerência das imagens captadas pelas câmeras.
O Centro de Operações do 32º Batalhão de Polícia Militar (COBAT/32), que faz parte do Sistema de Monitoramento, será inaugurado na próxima terça-feira (26), às 10h. O Cobat, construído no segundo andar do 32º BPM, na Barra de Macaé, é o responsável pelas atividades de monitoramento de câmeras instaladas em pontos estratégicos no município, integração da chamada 190, acionamento de viaturas (GPS) e central de comunicações.
Na primeira fase, estão sendo instaladas 28 câmeras pelo convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a prefeitura, Petrobras e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Na segunda fase, serão instaladas mais 20 câmeras e o espaço físico do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), por meio do convênio entre a prefeitura e o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça.
Criado em julho de 2008, o Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região - Prodesmar - tem como objetivo viabilizar projetos que beneficiem a sociedade da região, contribuindo para a sustentabilidade por meio de ações estruturantes e a promoção da melhoria da qualidade de vida da população dos municípios da região da Bacia de Campos.
- A implantação do Sistema de Monitoramento faz parte das ações estratégicas da prefeitura de municipalização da Segurança Pública e, para isso, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), atua como facilitador no estreitamento dos laços funcionais entre as Instituições de Segurança Pública, atuantes no município, e a prefeitura. Este projeto permitirá a integração de todas as forças de segurança que atuam no município, a partir do momento que vamos poder visualizar possibilidades de risco, com mais velocidade de reação e resposta no envio de viaturas -, explica o coordenador do GGIM-Macaé, Tenente Coronel Edmilson Jório.
O Centro de Operações de Macaé foi construído dentro do 32º BPM e ocupa todo o primeiro andar da corporação, num espaço total de 305 metros quadrados. Possui um auditório para eventos e treinamentos, sala de reuniões e sala onde está instalado o sistema de operacionalização, com quatro monitores que retransmitirão sete imagens capturadas por diferentes câmeras instaladas na cidade. Na parte externa, foi instalada uma torre de recepção.
As imagens captadas pelo Cobat, em Macaé, estarão integradas ao Centro de Operações da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (SESEG), na capital, e, futuramente, às instalações do Centro de Comando e Controle que será utilizado para atender a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
Sistema de Monitoramento
Todas as imagens captadas pelas 28 câmeras, instaladas em pontos estratégicos da cidade, serão enviadas por propagação, via rádio para o Cobat, onde analistas de imagens (servidores públicos recém convocados pela prefeitura) farão a avaliação do conteúdo. O sinal de alerta será repassado para um supervisor de imagem que será um policial militar capacitado para o serviço.
O supervisor de imagem tomará a decisão de acionar ou não a viatura policial que se encontra mais próxima ao local da ocorrência. A Chamada 190 também vai ser integrada à Secretaria de Estado de Segurança Pública, onde 82 atendentes civis preparados farão a seleção das chamadas e o direcionamento, se for o caso, para o Batalhão de Macaé.
No mesmo poste onde são colocadas as câmeras também são fixadas uma caixa de distribuição de energia lacrada e com desumidificante e disjuntores; nobreak com capacidade para 30 minutos, em caso de falta de energia; rádio; antena parabólica e para-raios.
Pontos de instalação do Sistema de Monitoramento pelo Prodesmar:
Av. Rui Barbosa Frente ao Banco do Brasil
Av. Rui Barbosa Frente a Soc. Musical Nova Aurora
Av. Rui Barbosa Frente à Câmara de Vereadores de Macaé
Rua Teixeira de Gouveia Frente a Praça Washington Luiz
Rua Teixeira de Gouveia Frente ao Colégio Estadual Luiz Reid
Av. Agenor Caldas Frente ao HSBC
Av. Elias Agostinho Frente ao Hotel Hothon
Av. Agenor Caldas Trevo com Av. Elias Agostinho
Av. Elias Agostinho Frente ao Trevo da Petrobras
RJ 106 Frente ao Trevo da Praia Campista
Rua Dolores Carvalho de Vasconcellos Frente ao Hotel Sheraton
RJ 106 Frente ao Terminal Rodoviário da Lagoa
RJ 106 Frente ao CEFET
Rua Pref. Aristeu Ferreira da Silva
Linha Verde Frente ao Obelisco do Petróleo
BR 101 Trevo dos 17 Morro Grande - Entrada da Cidade chegada do Rio de Janeiro
BR 101 Trevo dos 40 Cabiúnas - Entrada da Cidade Chegada de Campos
RJ 106 Frente à Defesa Civil - Cabiúnas
RJ 106 Frente ao Terminal Rodoviário do Lagomar
RJ 106 Frente ao Centro de Convenções
RJ 106 Frente ao Batalhão de Polícia
Estrada do Imburo S/N
Estrada Imburo Frente a Infraero
Rua 62 Frente à Praça Principal
Trevo da Ajuda de Baixo com Linha Azul
Linha Azul Km04
Linha Azul Km 02
Prédio da Petrobras - Morro Santa Mônica